O País – A verdade como notícia

Governo elabora Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo para proteger vida marinha

O Presidente da República diz que o Governo está a elaborar um Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional para compatibilizar o uso e a protecção da vida marinha, bem como as condições de sustento das comunidades costeiras.

Na sua mensagem por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, Filipe Nyusi diz que o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional é elaborado no âmbito do compromisso de uma exploração equilibrada do mar e seus recursos, no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este ano, o Dia Mundial dos Oceanos é celebrado sob o lema “O Oceano: Vida e Meios de Subsistência”. Para o Chefe do Estado, a data é uma ocasião em que toda a humanidade é chamada à consciência sobre o papel do Oceano na manutenção da vida na terra.

Na sua mensagem, Nyusi destaca o facto de Moçambique ser banhado pelo Oceano Índico, com uma costa caracterizada por extensas terras húmidas, ricas em ecossistemas e biodiversidade marinha.

“Neste contexto, o país junta-se aos esforços globais face aos desafios actuais e à necessidade de uma abordagem nova e integrada na gestão e utilização dos oceanos e mares, assim como da inovação tecnológica e desenvolvimento da Economia Azul”, disse o Presidente da República.

Nyusi exorta à população para promover o uso racional e sustentável dos recursos marinhos e contribuir para a reversão da contínua degradação dos ecossistemas marinhos, decorrentes, em alguns casos, da acção humana e, noutros, das mudanças climáticas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos