O País – A verdade como notícia

Governo dos EUA dá formação adicional às FADM

A 9 de Agosto, o Governo dos Estados Unidos da América (EUA) e o Governo de Moçambique lançaram um segundo programa militar de Formação Conjunta de Intercâmbio Combinado (JCET).  As Forças de Operações Especiais dos EUA irão treinar com mais de 100 comandantes e guardas-florestais moçambicanos para melhorar as capacidades no campo de batalha.

Além da capacitação, o exercício JCET do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) irá reforçar as crescentes relações entre os EUA e a República de Moçambique.  O Governo dos EUA irá fornecer também equipamento médico e de comunicações a essas unidades treinadas.

“Este programa de treinamento duplicou em apenas quatro meses, prova de que os Estados Unidos estão empenhados na capacitação das forças armadas moçambicanas. Em toda a nossa assistência à segurança, os Estados Unidos dão prioridade ao respeito pelos direitos humanos e à protecção dos civis”, disse o embaixador dos EUA em Moçambique, Dennis W. Hearne.

O DoD lidera a cooperação de segurança dos EUA em Moçambique.  Em 2021, o DoD relançou o programa JCET, concluindo o primeiro exercício de formação em Maio de 2021, e conduziu cursos de formação sobre tácticas de combate a acidentes e sobre combate a salva-vidas em Junho de 2021.

Como o maior doador bilateral a Moçambique, o Governo dos EUA trabalha em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique para disponibilizar mais de 500 milhões de dólares em assistência anual de modo a melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e educação, promover a prosperidade económica e a segurança, ajudar na adaptação climática e protecção ambiental, e apoiar o desenvolvimento global desta nação.  Além disso, os Estados Unidos disponibilizaram mais de 38 milhões de dólares em assistência para responder à pandemia da COVID-19 e no dia 26 de Julho doaram 302.400 vacinas da Johnson & Johnson a Moçambique através da iniciativa COVAX.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos