O País – A verdade como notícia

Governo diz estar a implementar resoluções da ONU contra Coreia

O Governo moçambicano, através da vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, diz que o país não está a ser acusado por qualquer entidade internacional de violar sanções à Coreia do Norte.

Segundo Maria Lucas, o Governo está a implementar as resoluções das Nações Unidas impostas contra o regime norte-coreano.

“Nós temos uma relação política com a Coreia do Norte, mas quanto à cooperação económica, estamos a implementar a agenda e as resoluções das Nações Unidas quanto a este país”, referiu.

Sobre a suposta existência de empresas fantasmas, a vice-ministra diz que o Governo não tem conhecimento, mas admite que havia uma empresa norte-coreana que tinha uma joint venture com uma empresa moçambicana na área dos barcos, no entanto, diz que a mesma foi dissolvida e os barcos retidos porque não tinham licenças de pesca.

Maria Lucas disse igualmente que o Governo enviou um convite formal para o painel das Nações Unidas, criado para a implementação das sanções à Coreia do Norte. “Já estamos a trabalhar com o painel desde 2016 e providenciamos toda informação que nos pediram”, concluiu.

Estes pronunciamentos surgem depois de uma denúncia da cadeia televisiva CNN de que o país estaria a ser usado pela Coreia do Norte para violar sanções impostas pela ONU.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos