O País – A verdade como notícia

Governo discute desporto moçambicano em seminário

Fotos: O País

O Governo moçambicano, através da Secretaria de Estado do Desporto, vai juntar desportistas de diversas modalidades para debater o futuro do desporto nacional, tendo em conta as várias perspectivas de desenvolvimento do desporto. Serão dois dias de debates intensos que culminarão com um documento final que vai orientar a forma como o desporto moçambicano deve seguir para transpor as fasquias desejadas. A cerimónia de abertura solene será dirigida pelo primeiro-ministro, Adriano Maleiane.

Dois dias de debates, vários intervenientes, um objectivo: reflectir sobre o actual estágio do desporto nacional. É assim como o Governo de Moçambique pretende dar o seu contributo no desenvolvimento do desporto moçambicano, nas várias modalidades, através da Reunião Nacional de Reflexão sobre o Desporto, esta quarta e quinta-feira, no Centro de Conferências Joaquim Chissano.

Com o lema “Vamos Transpor Fasquias”, a Secretaria de Estado do Desporto pretende juntar vários agentes desportivos numa mesma sala, dentre eles dirigentes, gestores, desportistas e jornalistas, como forma de cada um dar o seu contributo para ajudar no crescimento do desporto nacional.

Dentre vários temas a serem abordados, destaque vai para a identidade e formação no desporto, que terá como orador principal o director da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Pedagógica de Maputo, Sílvio Saranga, que vai debater como é feita a formação de novos talentos e a forma como são identificados os novos talentos, para além do debate sobre o desenvolvimento do desporto desde a iniciação até a alta competição.

Neste fórum serão debatidos assuntos ligados ao projecto modelo para selecção de talentos do desporto e a formação desportiva desde a iniciação até a alta competição, ouvindo as opiniões de Ilídio Silva, docente da Faculdade de Educação Física e Desporto da UEM, e Abdul Abdula, quadro sénior da Federação Moçambicana de Futebol.

Mas para um desporto desenvolvido há questões ligadas a construção, modernização, gestão e manutenção de infra-estruturas desportivas e foram convidados gestores desportivos para debater este tema, nomeadamente Juneid Lalgy, presidente da Associação Black Bulls, Jeremias da Costa, vice-presidente do Costa do Sol, e Rodrigo Rocha, presidente do ATCM.

Mas o mais importante, que tem estado a dividir sensibilidades nos últimos tempos, é a questão de financiamento ao desporto moçambicano. Salimo Valá, Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique, João Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, e o ministro da Economia e Finanças, Ernesto Max Tonela, serão os oradores para debater o Financiamento do Desporto.

Entretanto, as sessões da reunião nacional de reflexão sobre o desporto moçambicano vão iniciar com o balanço das recomendações da primeira reunião do desporto nacional, que será feita por Joel Libombos, antigo ministro da Juventude e Desporto e grande impulsionador do desenvolvimento do desporto moçambicano.

Aos intervenientes presentes nesta reunião haverá espaço para criação de grupos de trabalhos que vão debater as diversas opiniões dos oradores e trazer constatações e recomendações para o desenvolvimento do desporto nas várias modalidades.

Assim, serão debatidas soluções que garantam o transpor da fasquia dos resultados das seguintes modalidades movimentadas no país: Futebol, Futsal, Futebol de Praia, Basquetebol, Voleibol, Andebol, Netbol, Patinagem, Xadrez, Karaté, Judo, Boxe, Ginástica, Taekwondo, Tang Soo Do, Pessoa com Deficiência, Hipismo, Ciclismo, Atletismo, Natação, Triatlo, Automobilismo, Motociclismo, Ténis, Ténis de Mesa, Badminton, Cricket, Vela e Canoagem, Tiro Desportivo e Golfe.

São esperados nesta reunião nacional mais de três centenas de desportistas, dentre eles dirigentes federativos, dos clubes e associações desportivas, para além de dirigentes e antigos dirigentes governativos e federativos e jornalistas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos