O País – A verdade como notícia

Governo define mecanismos para mitigar os efeitos negativos das uniões prematuras

Um mal que põe em risco os ganhos e conquistas das raparigas: casamentos prematuros. São várias as meninas que por falta de informação, capacitação, fraco domínio dos direitos da criança e em como prevenir a gravidez, tornam-se mães cedo, sendo obrigadas a casar-se e abdicar dos sonhos. A taxa de analfabetismo no país está entre as principais causas dos casamentos prematuros. As províncias da Zambézia e Nampula são as que casos desta natureza ocorrem com maior incidência.

Falando durante o II Fórum do Gabinete da Juventude Parlamentar, o secretário do Estado da Juventude e Desporto revelou que o governo pretende implementar programas de alfabetização da rapariga, sendo que o primeiro vai ser lançado no início de 2021, denominado “Eu Sou Capaz”.

“O Governo entende que é importante apostarmos na rapariga. Está no fim da sua preparação para o lançamento do programa “Eu Sou Capaz”, para a rapariga dizer que, é capaz de concluir um ciclo formativo. E o nosso plano social para 2021, já foi aprovado pela Assembleia da República e vamos apoiar a rapariga com formação, material escolar, para participar efectivamente na sua escolaridade”, disse Oswaldo Petersburgo.

Questionada sobre os jovens que enfrentam o terrorismo no norte do país, a presidente do gabinete da juventude parlamentar mostra-se satisfeita com o desempenho.

“Os jovens daquelas zonas de conflito estão muito atentos, tivemos oportunidade de interagir com eles e aferimos que estão vigilantes e procuram sempre denunciar todo movimento suspeito”, assegurou Olívia Matavele.

O Gabinete da Juventude Parlamentar reuniu-se este sábado em sessão plenária com vista a discutir matérias ligadas aos Direitos Sexuais e Reprodutivos para Adolescentes e Jovens, População e Desenvolvimento: A janela de oportunidades para o desenvolvimento através do investimento na juventude.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos