O País – A verdade como notícia

Governo considera bastante encorajador o nível de implementação do PQG

O nível do cumprimento do Plano Quinquenal do Governo (PQG) supera os 60 Por cento. A informação foi revelada pela porta-voz do Conselho de Ministros, Ana Comuana, no final da 37 sessão daquele órgão.

O Conselho de Ministros que reuniu durante dois dias em Maputo, com a inclusão dos governadores provinciais tinha como tema de fundo a avaliação da implementação das recomendações deixadas pelo Presidente da República, a quando das visitas que efectuou as províncias.

“ Dos 91 indicadores de avaliação do desempenho do PQG 2015-2019, até ao terceiro trimestre de 2018, 61 por cento registaram um bom progresso, dos quais 20 atingiram a meta do quinquénio “afirmou a porta-voz do Conselho de Ministros acrescentando que todos os sectores mostram um esforço na programação e execução das acções definidas pelo Governo para o alcance dos objectivos plasmados no PQG.

No concernente as recomendações do Presidente da República aos governos provinciais emanada em carta, a porta-voz diz que o seu nível de implementação impulsiona o desenvolvimento das províncias.

“Dentre as recomendações desta carta, destaca-se a preparação adequada no âmbito da monitoria e assistência a resposta durante a época chuvosa, a necessidade de replicar algumas experiências consideradas de sucesso, por exemplo, no âmbito da construção de sistemas de abastecimento de água multi-funcionais da província de Gaza e, todas restantes províncias, a necessidade de apoiar e acompanhar os projectos de investimento, de modo a acarinhar os investidores para que implementem os seus projectos com sucesso de modo a produzir renda e empregos” disse Ana Comuana.

Comuna disse ainda constarem das recomendações do Presidente da República a necessidade de melhorar e monitorar as acções de governação a todos níveis, priorizando as acções de formação, bem como a de se assegurar uma cultura de transparência e prestação de contas e controlar a contratação e a execução efectiva das obras, a implementação de medidas de controlo e prevenção de doenças endémicas, a adoção de soluções praticas no domínio da comercialização entre outras.

Ainda nesta sessão o Governo analisou a visita do Presidente da República a Quénia, tendo concluído que a mesma foi positiva devido aos diversos instrumentos de cooperação assinados entre os dois países.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos