O País – A verdade como notícia

Governo assina contrato de concessão com ENI e Anadarko

O governo e as petrolíferas ENI e Anadarko assinam, amanhã, importantes contratos de concessão para construção do terminal marítimo de gás, na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado. Trata-se de um passo importante para realização de investimentos de mais de 100 mil milhões de dólares.

Os contratos nas áreas 01 e 04 da bacia do Rovuma são assinados depois do Conselho de Ministros ter dado luz verde à operação, no dia 21 de Julho passado. Além do terminal e instalação de descarga de materiais, serão assinadas licenças especiais para o funcionamento do projecto de exploração de gás.   

Os contratos e licenças serão assinados pelos ministros dos Recursos Minerais e Energia; Terra Ambiente e Desnevolvimento Rural; Águas Interiores e Pescas e Transportes e Comunicações, e os responsáveis da ENI e Anadarko. As duas empresas são os principais investidores na exploração das reservas de gás natural, em Cabo Delgado.

Os projectos de gás são aguardados com muita expectativa, já que têm potencial para trazer dinheiro ao país e gerar empregos. O projecto da Anadarko é de dimensão global que pode colocar Moçambique no mapa dos grandes produtores de gás do mundo, a par do projecto que está para começar a ser desenvolvido pelo consórcio liderado pela ENI.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos