O País – A verdade como notícia

Governo assegura transitabilidade da ponte sobre o rio Rovúbuè a partir de Julho

A partir de Julho próximo estará assegurada a transitabilidade na ponte sobre o rio Rovúbuè na província de Tete. A garantia foi dada ontem pelo ministro das obras públicas e habitação Carlos Mesquita.

Cerca de três meses depois da ponte sobre o rio Rovúbuè ter desabado e deixado isoladas as cidades de Tete e Moatize, na sequência da depressão tropical Ana, o ministro das Obras Públicas,Habitação e Recursos Hídricos,  Carlos Mesquita, está em Tete para avaliar a magnitude dos estragos ocorridos.

O governante assegurou para breve o arranque das obras de reabilitação da infra-estrutura, mas refere que parte da ponte que desabou será substituída por estruturas metálicas que já se encontram na cidade de tete.

“As peças serão muito úteis para a parte da superestrutura da ponte, na perspectiva de tentar garantir a mobilidade da população através desta ponte o mais rápido possível”, disse Mesquita.

Entretanto, para garantir a mobilidade das pessoas e bens enquanto decorrerem as obras e reduzir as longas distâncias actualmente percorridas pela população através da ponte kassuende, o Governo alocou duas embarcações da Marinha de Guerra de modo a minimizar os custos adicionais de transporte pagos atualmente.

“É claro que tem custos operacionais que o Ministério das Obras Públicas, através da ANE, vai ter que absorver, combustíveis, lubrificantes, mas com as embarcações a população não vai pagar nada”, assegurou o ministro.

Carlos mesquita visitou igualmente a zona de reassentamento de Chimbonde, onde as famílias vítimas das intempéries foram reassentadas e reconheceu a necessidade de mais apoios.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos