O País – A verdade como notícia

Governo alerta que preços de trigo e combustíveis poderão subir

Foto: O País

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia poderá determinar a subida dos preços de trigo, e consequentemente do pão, e dos combustíveis, tendo em conta que os países beligerantes são grandes produtores destes recursos e o país importa.

No seu primeiro pronunciamento sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o Governo foi realista em relação aos impactos, porquanto o país não é nenhuma ilha em relação aos acontecimentos que marcam o mundo: “Obviamente (a guerra) tem impacto no aumento do preço do pão, poderá ter impacto no aumento dos preços dos combustíveis e, também, poderá ter impacto no aumento dos preços de outros produtos, principalmente aqueles produtos cuja matéria-prima é importada desses países que são grandes produtores a nível mundial”, disse Ludovina Bernardo, porta-voz da sessão do Conselho de Ministros de hoje.

Contudo, a também vice-ministra da Indústria e Comércio assegura que dentro de dias o Executivo deverá apresentar medidas visando mitigar os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

A porta-voz do Executivo não avançou nenhum posicionamento do país sobre possível apoio a uma das partes beligerantes. Diz, entretanto, que há moçambicanos na Ucrânia, país que está a viver o conflito, e garante haver assistência.

Na sessão do Conselho de Ministros, que foi estendida de terça para esta quarta-feira, o Executivo ratificou o acordo de garantia fechado com o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) para a facilitação de crédito no valor de dois mil milhões de meticais destinados à importação de combustíveis, os mesmos que estão em risco de subir de preço.

 

RATIFICADOS ACORDOS DE DONATIVOS EM MAIS DE MIL MILHÃO DE DÓLARES

O Governo ratificou, ontem, 13 acordos de donativos para vários projectos com dinheiro vindo da Associação de Desenvolvimento Internacional e do Banco Africano de Desenvolvimento, correspondente a mais de mil milhão de meticais.

O destaque vai para os projectos de águas seguras para vilas e zonas rurais, preparação e resposta a COVID-19, recuperação de crises no norte, investimento inclusivo e desenvolvimento do capital humano, saneamento urbano e energia para todos.

Foi também analisada informação sobre o ataque cibernético às instituições governamentais, entretanto ainda sem nenhuma medida adoptada para maior segurança.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos