O País – A verdade como notícia

“GOMBE” já está no canal de Moçambique e desloca-se em direcção a Nampula

A tempestade tropical “GOMBE” já se encontra no canal de Moçambique, desde a madrugada de hoje. Até às 08 horas, o seu epicentro localizava-se nas coordenadas 14.9 graus de latitude Sul e 46.1 graus de longitude Leste, com vento máximo e rajadas de 85 e 120 quilómetros por hora, respectivamente, deslocando-se em direcção à costa da província de Nampula.

Devido ao fenómeno, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê mar tempestuoso e ondas com alturas até sete metros entre os paralelos 14 e 18 graus sul.

Adicionalmente, prevêem-se chuvas fortes a muito fortes (mais de 100 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas.

Os meteorologistas indicam que “GOMBE” tem potencial para evoluir a ciclone tropical, com ventos de 120 Km/h e rajadas até 160 Km/h nas primeiras horas de amanhã.

“O seu epicentro atingirá a província de Nampula, entrando entre os distritos de Liúpo e Ilha de Moçambique, no período da tarde do dia 11 de Março de 2022”, refere um comunicado da instituição.

As províncias de Cabo Delgado, Niassa e Tete continuarão a registar chuvas moderadas, localmente fortes, e acompanhadas de trovoadas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos