O País – A verdade como notícia

“Gombe” causa cheias na vila de Cuamba, em Niassa

Foto: O País

Parte da vila de Cumba está inundada devido ao transbordo do rio Muanda, na província de Niassa, em consequência da chuva que cai desde sexta-feira, devido ao ciclone Gombe.

Apesar dos ventos fortes causados pelo ciclone Gombe já terem abrandado, a chuva intensa que continua a cair, nalgumas partes do Centro e Norte do país, aumentou o volume das águas no rio Muanda, que passa pela via de Cuamba.

“O rio já estava com níveis muito acima da sua capacidade e, devido à enchente, transbordou, causando inundações e afectando as populações que vivem próximo”, explicou Isac Filimone, técnico da Direcção Nacional Gestão de Recursos Hídricos.

Segundo o técnico, as bacias do Licungo, Meluli e Ligonha estão na mesma situação, e são as que mais sofrem devido à carga de chuva que caiu, mas há outras que também registaram um aumento de escoamento e, consequentemente, inundações.

“Basicamente, essas três bacias a que me referi estão num nível de alerta, as outras não ficam de lado, pois verificamos inundações, sobretudo nas zonas baixas e ribeirinhas”, avançou Filimone.

A queda de chuvas começa a abrandar, mas prevê-se que o caudal desses rios continue alto.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos