O País – A verdade como notícia

Girassol participa no FestLuso com Mar me quer

Na versão do grupo teatral Girassol, Mar me quer foi estreado a nível nacional ano passado, no Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI). Encenada e adaptada do texto original de Mia Couto, por Joaquim Matavel, o espectáculo também foi apresentado em Angola em dois eventos: no Circuito Internacional de Teatro de Luanda (CIT) e no Festival Internacional de Cazenga (Festeca), nos dois casos, em 2018. Agora, chegou a vez de os brasileiros poderem viajar pela misteriosa história de amor que envolve Luarmina (Albertina Guilaze), Zeca Perpétuo (Horácio Mazuze) e Celestiano (Rafael Vilanculos).

Esta não será a primeira participação do Girassol naquele evento internacional, que, igualmente, junta grupos teatrais de Angola, Cabo Verde, Portugal e Brasil. Ano passado, os actores moçambicanos levaram aos palcos brasileiros o espectáculo teatral Nkatikuloni, escrita e encenada por Joaquim Matavel. Segundo o Director do Girassol, o convite para o grupo voltar ao FestLuso, na verdade, surge do facto de os organizadores e o público brasileiros em geral terem gostado da proposta apresentada.

Além do espectáculo Mar me quer, representado pelo seu director e encenador, Joaquim Matavel, o grupo Girassol fará parte da primeira edição da "Roda de negócios – cena Piauí" para artes. Na roda em causa, juntam-se artistas, programadores, curadores, gestores e produtores de relevantes iniciativas cénicas no universo de língua portuguesa. Além do encenador moçambicano, estarão na "Roda de negócios – cena Piauí" o angolano José Mena Abrantes (Director do Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda, pai da artista plástica moçambicana Ulica), Pedro Santos (coordenador e curador do Festival Yesu Luso, Brasil), João Mello Alvim (Director-Geral do Tanto Mar, Portugal).  

No FestLuso, evento a realizar-se entre 25 e 31 deste mês, o espectáculo Mar me quer será apresentado na cidade Teresina, no estado de Piauí.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos