O País – A verdade como notícia

Gianni Infantino envia mandatário para se inteirar dos estragos do Idai

O Presidente da Federação Internacional de Futebol, Gianni Infantino, mandatou o Director para Federações Nacionais de África e Caraíbas,  Véron Mosengo-Omba, para efectuar uma visita a Moçambique, com objectivo de inteirar-se do impacto do Ciclone Idai que afectou o país, a 14 de Março. O ciclone, para além de causar mais de 600 mortos, destruiu várias infra-estruturas, dentre elas as desportivas.
 
O mandatário de Gianni Infantino para averiguar os estragos provocados pelo ciclone Idai no centro do país, mais concretamente nas cidades da Beira e Chimoio, onde várias infraestruturas desportivas ficaram destruídas, vai decorrer de 13 a 15 de Abril próximo, ou seja, de sábado a segunda-feira.

Véron Mosengo-Omba vai visitar a cidade da Beira e outras zonas afectadas no dia 14, onde deverá avaliar o impacto da destruição de infra-estruturas desportivas, nomeadamente o caldeirão do Chiveve, o campo do Ferroviário da Manga e o Estádio Municipal.

Em carta enviada à Federação Moçambicana de Futebol, Véron Mosengo-Omba, faz saber que após esta visita, a FIFA irá dar a sua resposta em relação ao tipo de apoio que será fornecido a esta situação de emergência.

O Director para Federações Nacionais de África e Caraíbas, Véron Mosengo-Omba, diz que a FIFA ficou sensibilizada com a carta do presidente da Federação Moçambicana de Futebol, que disse que o ciclone destruiu várias residências e vias de acesso, para além de deixar as populações das zonas afectadas sem energia eléctrica, água potável e serviços essenciais.

Aliás, Véron Mosengo-Omba prevê manter encontros com autoridades desportivas nacionais, dentre elas o Ministério da Juventude e Desportos e a Federação Moçambicana de Futebol. Para ser mais específico, segundo o pré-programa já elaborado da visita de Mosengo-Omba, o encontro com a Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Mondlane, está previsto para o final do dia de sábado, dia em que chega ao país, enquanto no dia seguinte, domingo, segue para a cidade da Beira, devendo regressar a Maputo na noite do mesmo dia.

Na segunda-feira, dia de regresso, o mandatário de Gianni Infantino vai se reunir com a direcção da Federação Moçambicana de Futebol, antes de realizar a conferência de imprensa para dar o ponto de situação do que vai ter na visita ao país.

Recorde-se que por causa dos estragos do Ciclone Idai nas infra-estruturas desportivas na cidade da Beira e Chimoio, a Liga Moçambicana de Futebol acabou adiando o início do Moçambola 2019 de 30 de Março para 27 de Abril corrente.

 

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos