O País – A verdade como notícia

Germano Almeida entre os confirmados para o Resiliência em Maputo

Em Maio, realiza-se a terceira edição do Resiliência III, festival literário programado para o Camões – Centro Cultural Português, na cidade Maputo, e que contará com a presença do Prémio Camões 2018, o cabo-verdiano Germano Almeida, autor do célebre Os dois irmãos.

A iniciativa da editora Cavalo do Mar Cavalo do Mar, coordenada pelo poeta e editor, Mbate Pedro, nesta terceira edição, vai durar três dias, 7, 8 e 9 de Maio, e irá juntar 40 intervenientes da indústria do livro provenientes de diversas latitudes.

Ora, de Moçambique, estão confirmadas as presenças de Luís Carlos Patraquim, Paulina Chiziane, M. P. Bonde, Pedro Pereira Lopes, Énia Lipanga e as ensaístas Sara Jona e Ana Mafalda Leite. Além de Mafalda Leite e Patraquim, do estrangeiro vêm mais autores, nomeadamente: Válter Hugo Mãe, António Carlos Cortez, Ondjaki, José Luís Mendonça, Gisela Casimiro e o já anunciado Germano de Almeida.

O evento comportará mesas redondas, lançamentos de livros, recital de poesia, oficinas de escrita e música, para além de uma feira de livro.

“Mobilidade e criação artística” é o lema central desta edição que pretende embarcar na discussão sobre os trânsitos e as pontes que se podem construir a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A grande pretensão da organização é tornar o Festival Resiliência no maior evento de literatura do país, com celebração da literatura e do livro e reflexão sobre os desafios do acesso ao mesmo. De igual modo, segundo um comunicado da organização, pretende-se com a iniciativa avaliar as dinâmicas existentes na distribuição do livro e as inúmeras barreiras editoriais num contexto social e económico difícil, onde as palavras do dia são resistir e inventar, criando utopias e sonhos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos