O País – A verdade como notícia

“Geração 25 de Setembro lutou pela defesa do povo moçambicano”

Celebra-se, esta segunda-feira, 43 anos da Independência Nacional e 56 anos da fundação da Frelimo, por ocasião desses marcos importantes, o partido Frelimo deixou uma mensagem para os jovens da geração 25 de Setembro.
A Frelimo diz que são jovens que lutaram em defesa do povo moçambicano e de Moçambique.

“Antes da acção heróica destes jovens que hoje recordamos e honramos com o nosso compromisso de continuar as suas tradições heróicas e gloriosas, nós éramos várias raças, tribos, etnias sem destino comuns e sem um ideal de Luta”, lê-se no comunicado enviado a nossa redacção.

A Frelimo congregou e uniu numa só Frente de Libertação todas as classes e camadas sociais. A Unidades Nacional foi a primeira conquista da Frelimo. “Foi com esta grande conquista que erguemos o punho e caminhamos numa mesma direcção e sentido”, lê-se.

A Frelimo enaltece as “sementes plantadas” pelo Arquitecto da Unidade Nacional, Eduardo Chivambo Mondlane, para a libertação de Moçambique.

No comunicado lê-se também a exortação ao primeiro Presidente da República, Samora Moisés Machel, pela proclamação da independência de Moçambique.

“A Independência Nacional que hoje celebramos foi fruto do povo e da correcta direcção deste pela Frelimo, daí que lembramos igualmente o proclamador da nossa Independência, que deu continuação ao sonho iniciado pelo Arquitecto da Unidade Nacional”.

A Frelimo apela aos moçambicanos a fazer desta data um momento de reflexão sobre os valores da moçambicanidade, unidade nacional, paz e solidariedade.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos