O País – A verdade como notícia

Geny inicia Liga Portuguesa com Braga, Zainadine e Clésio diante do Porto

Fotos: A Bola

O calendário português para a temporada 2022/23 já é conhecido, depois do sorteio realizado na última terça-feira. Os moçambicanos já sabem quais são os seus adversários para a primeira jornada.

Já se conhece o calendário da I Liga, para a edição de 2022/23. Há um SC Braga – Sporting na 1.ª jornada da I Liga. Ou seja, Geny Catamo vai iniciar o campeonato com um grande do futebol português, Braga.

Para tal, o internacional moçambicano terá que convencer Ruben Amorim a permanecer no plantel principal e disputar os jogos da I Liga, a representar o Sporting.

Outro moçambicano que sabe que terá um jogo ao seu nível, no arranque da Liga Portuguesa, neste regresso à alta-roda do futebol daquele país, é Bruno Langa. O internacional moçambicano vai representar o primodivisionário Desportivo de Chaves e terá pela frente o Vitória de Guimarães, onde jogava Geny Catamo, na segunda metade da época passada.

O Desportivo de Chaves, do internacional moçambicano Bruno Langa, inicia o campeonato a jogar em casa.

Outros dois jogadores moçambicanos na primeira liga portuguesa são Zainadine Jr. e Clésio Baúque, ambos a representarem o Marítimo. Os dois defesas moçambicanos já sabem que terão uma deslocação difícil ao “dragão”, onde espera o FC Porto, campeão português.

Ambos sabem que não será tarefa fácil, tendo em conta o histórico entre ambos, que é favorável ao FC Porto.

A primeira jornada reserva, ainda, outros embates entre equipas que, a priori, são do mesmo escalão, ou seja, lutam, desde o início, pelos melhores lugares da Europa e da Liga Conferência, bem como para não evitar a descida de divisão.

 

PRIMEIRO ENCONTRO ENTRE MOÇAMBICANOS NA SEGUNDA JORNADA

O primeiro encontro entre os jogadores moçambicanos vai acontecer na segunda jornada. Marítimo e Desportivo de Chaves defrontam-se na Madeira. Zainadine e Clésio, de um lado, e Bruno Langa, do outro, estarão frente-a-frente, entre 13 e 14 de Agosto.

Depois desse embate à quarta jornada, entre os dias 27 e 28 de Maio, teremos um outro encontro entre moçambicanos – a visita de Bruno Langa ao terreno de Geny Catamo, ou seja, o Desportivo de Chaves vai a Alvalade defrontar o Sporting.

O último encontro entre moçambicanos acontece na 15ª jornada, na Madeira, quando o Marítimo receber o Sporting, no primeiro fim-de-semana de 2023. Ou seja, a dupla de defesas, Clésio e Zainadine, vai receber o médio ofensivo Geny Catamo.

 

PRIMEIRO DERBY SERÁ NA TERCEIRA JORNADA

Entretanto, o primeiro confronto entre os principais candidatos ao título não vai demorar acontecer. FC Porto, campeão em título, e Sporting, vice-campeão, protagonizam o primeiro “clássico” da edição 2022/23 da I Liga portuguesa de futebol, logo à terceira jornada, no Estádio do Dragão, no Porto.

Numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, ficou definido que o primeiro jogo entre grandes vai colocar frente-a-frente “dragões” e “leões” no fim-de-semana de 20 e 21 de Agosto, no reduto dos “azuis e brancos”.

De resto, os campeões nacionais vão ser anfitriões dos dois principais rivais na primeira volta do campeonato, já que também recebem o Benfica na 10.ª jornada, marcada para 22 e 23 de Outubro.

Nos primeiros dias de 2023 será disputado o primeiro dérbi eterno da I Liga, com o Benfica a receber o Sporting, no Estádio da Luz, na 16.ª jornada, entre 14 ou 15 de Janeiro.

Tendo em conta que, como habitualmente, a segunda volta da competição é um espelho da primeira metade, os dois rivais lisboetas voltarão a defrontar-se na 33.ª e penúltima jornada, em Maio do próximo ano.

Na segunda volta, Sporting e FC Porto jogam no Estádio José Alvalade, em Lisboa, na 20.ª ronda, agendada para o fim-de-semana de 11 e 12 de Fevereiro de 2023, enquanto o Benfica-FC Porto, no Estádio da Luz, será disputado na 27.ª ronda, a 07 ou 08 de Abril de 2023.

A 89.ª edição da I Liga inicia-se no fim-de-semana de 06 e 07 de Agosto e termina entre 27 e 28 de Maio de 2023, sendo que os dois jogos do “play-off”, entre o 16.º classificado do escalão principal e o terceiro colocado da II Liga, estão previstos para 03 e 11 de Junho do próximo ano.

Na última época, o FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 30.ª vez, ao terminar a I Liga portuguesa com um recorde de 91 pontos, para destronar o Sporting, segundo colocado, com 85, ao passo que o recordista de troféus, Benfica, fechou o pódio com 74 pontos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos