O País – A verdade como notícia

Garimpeiros continuam a pilhar rubis em Namanhumbir

A Montepuez Ruby Mining não está a conseguir travar a invasão de garimpeiros na área concessionada à empresa, apesar da segurança privada e da presença da Polícia da República de Moçambique.

A preocupação foi levantada pelo presidente do Conselho de Administração da mineradora que está preocupado com as frequentes mortes de garimpeiros por soterramento nas minas artesanais.

“O garimpo reduziu comparativamente à altura do início das nossas operações, mas o nosso objectivo é mesmo estancar esse problema que, além de prejuízos económicos para a empresa, está a provocar luto e dor nas famílias, uma vez que, anualmente, perdem a vida garimpeiros por soterramento nas minas ilegais”, revelou Samora Machel Júnior, PCA da MRM.

Devido às dificuldades no combate ao garimpo e invasão da área concessionada, além da situação de segurança, a Montepuez Ruby  Mining vai reforçar a sua responsabilidade social, de modo a garantir a participação da comunidade de Namanhumbir na proteção da mina.

“Queremos continuar a ter um papel activo da vida da comunidade de Namanhumbir, intervindo em várias áreas além da própria produção agrícola, que garantam postos de trabalho ou ocupação das pessoas, especialmente de jovens e crianças”, explicou Samora Machel Júnior.

A estratégia de combate ao garimpo foi anunciada pelo presidente do Conselho da Administração da empresa durante a inauguração da rádio comunitária de Namanhumbir, financiado pela Montepuez Ruby Mining, no âmbito das acções de responsabilidade social.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos