O País – A verdade como notícia

Gabriel Salimo quer ciência ao serviço das comunidades

O ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (CTESTP) desafia a comunidade académica e científica a encontrar soluções para os problemas que apoquentam a sociedade, dos quais a COVID-19. Gabriel Salimo diz que a sociedade precisa de uma ciência “mais humanizada e direcionada a resolver problemas”.

O governante, que falava na província de Maputo, numa cerimónia alusiva ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento, disse que a efeméride é celebrada numa altura em que Moçambique e o mundo são assolados pela pandemia do novo Coronavírus. Neste contexto, os trabalhos da ciência devem estar orientados para ajudar as comunidades a lidarem com pandemia.

No evento houve premiação de instituições públicas, privadas, investigadores e estudantes cuja contribuição na ciência foi útil para o desenvolvimento das comunidades.

Houve igualmente a exibição de diversos resultados de investigações em curso no país. Um dos exemplos foi um produto feito à base do óleo de eucalipto, para combater a tosse. Espera-se que a mesma solução seja usada, futuramente, para combater a COVID-19, após passar por experiências de aperfeiçoamento.

“Alguns estudos podem ser desenvolvidos” para se apurar se o produto feito à base do óleo de eucalipto “tem algum efeito antiviral” de modo a” ser muito útil para o combate à COVID-19”, disse José Mazuze, investigador e farmacêutico do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Etnobotânica de Namaacha.

Por seu turno, a secretária de Estado da província de Maputo, Vitória Diogo, destacou a contribuição que a ciência deve dar para à sua jurisdição e ao país para resolver problemas concretos com que a sociedade se debate.

O Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento é comemorado a 10 de Novembro e este ano sob lema “Ciência para e com a sociedade, ao lidar com a COVID-19”.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos