O País – A verdade como notícia

Gabriel Boric vence eleições presidenciais no Chile

Gabriel Boric, apoiado pela Frente Ampla e pelo Partido Comunista, venceu a segunda volta das eleições presidenciais no Chile ao obter mais de 55 por cento dos votos, com 68,7 por cento das mesas escrutinadas.

Gabriel Boric, de 35 anos e líder da Frente Ampla, representa a parte da sociedade chilena que quer mudanças profundas e que participou nos massivos protestos pela igualdade de 2019. O vencedor defende melhores pensões, educação, saúde e põe muita ênfase no ambientalismo e no feminismo.

Numa primeira reacção aos resultados que o colocam no poder, Boric assegurou que será o Presidente de todos, segundo escreve a imprensa internacional.

“Serei o Presidente do Chile de todos os chilenos e chilenas, não governarei apenas entre quatro paredes”, disse.

Por sua vez, o opositor e o advogado de extrema-direita José Antonio Kast, com 44,92% dos votos, também já reconheceu a vitória do ex-líder estudantil.

“Acabo de falar com Gabriel Boric e felicitei-o pelo seu grande triunfo. Hoje é o Presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e a nossa colaboração construtiva. O Chile está sempre em primeiro lugar”, escreveu Kast, na sua conta oficial no Twitter.

De acordo com os dados oficiais, Boric obteve um amplo apoio na capital, onde se concentra metade dos eleitores, noutras regiões com importantes núcleos urbanos.

Segundo escreve a Lusa, entre os principais desafios do futuro Governo incluem-se a crise social que permanece desde os grandes protestos de 2019, a aplicação das normas da nova Constituição e os problemas económicos agravados pela pandemia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos