O País – A verdade como notícia

Fura Gems tem nove licenças para explorar rubis em Moçambique

A Fura Gems, do Canadá, será a empresa com maior área licenciada, 1104 quilómetros quadrados, para a exploração de rubis em Moçambique.

A informação consta dum comunicado distribuído pela Fura Gems e divulgado esta segunda-feira. Segundo a plataforma Macauhub, a aquisição das nove licenças resulta da fusão de activos mineiros com as empresas australianas Mustang Resources Ltd e Regius Resources Group Ltd.

Para efectivar o acordo alcançado com as duas empresas para a aquisição das licenças mineiras detidas pelas mesmas, a Fura Gems deverá pagar 15 milhões de dólares australianos, dos quais três milhões de dólares em dinheiro e cerca de 12,7 milhões de dólares em acções da própria empresa.

Dev Shetty, presidente executivo da Fura Gems, salienta, no comunicado, o facto de as nove novas licenças fazerem com que a empresa passe a ter a maior área para a exploração de rubis em Moçambique, numa zona onde existem alguns dos rubis de mais elevada qualidade do país.

Os trabalhos preparatórios já foram efectuados pela Mustang e pela Regius, através das suas subsidiárias em Moçambique, prosseguiu Dev Shetty, acrescentando que, uma vez concluído este negócio, “pretendemos iniciar, nos próximos meses, um processo de recolha de amostras, a fim de que possamos adicionar à nossa mina de esmeraldas na Colômbia uma mina de rubis de classe mundial em Moçambique.”

A Fura Gems pretende investir até 25 milhões de dólares do Canadá, no decurso de um período de três anos, num programa de realização de furos e recolha de amostras, bem como a reconfiguração das instalações de lavagem do cascalho recolhido, entre outras actividades.

O negócio agora acordado deverá ficar concluído a 30 de Novembro próximo, antecipando a Fura Gems que o processo de recolha de amostras permite o início de leilões para venda dos rubis extraídos no terceiro trimestre de 2019.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos