O País – A verdade como notícia

Fundo Bibliográfico realiza feira de leitura em Songo

O Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa (FBLP) realizou, no recinto da Escola da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, em Songo (Tete), este fim-de-semana, uma feira de leitura.

O evento que decorreu com o lema “Os sentidos da leitura”, em parceria com a escola da HCB, abrangeu mais de 400 alunos, da 1ª a 12ª classes, e aproximadamente 40 professores. As actividades de animação cultural centradas na leitura e escrita criativa, atelier de pintura e desenho, projecção de filmes, dança e música contaram com o envolvimento dos pais e encarregados de educação.

A cerimónia de abertura foi dirigida pelo Presidente do FBLP, Nataniel Ngomane, e contou com a presença do Director da Escola da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, Virgílio Lemos, Director pedagógico da Escola da HCB, Eurico Jorge, Director Distrital de Educação e Desenvolvimento Humano da vila de Songo, o músico e compositor D’Manyissa e Directores de outras instituições de ensino de Songo.

A Feira de Leitura é uma iniciativa introduzida pelo Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, como ferramenta através da qual se promova o gosto pela leitura, como acto de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Neste contexto, a leitura proposta para esta feira foi através da oralidade, do livro, da música, das artes plásticas e das artes performativas, com o objectivo de impulsionar a compreensão do mundo que nos rodeia.

Na feira, os participantes puderam partilhar conhecimento e experiências sobre e técnicas de ensino e promoção da leitura.
Os vencedores dos concursos de redacção, declamação de poesia,  desenho e pintura receberam prémios em livros diversos (dicionários, gramáticas, livros da literatura moçambicana, literatura geral, literatura infantil) e um certificado de participação. A escola anfitriã foi atribuída um certificado de honra.

As partes envolvidas manifestaram o desejo de continuar com a parceria para a realização de feiras similares em outras ocasiões.
Ainda em Songo, o FBLP renovou um memorando de entendimento para os próximos cinco anos com Pedro Conceição Couto, PCA da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, que concerne a realização da Feira do Livro de Songo, que vem sendo efectuada anualmente desde 2012.
 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos