O País – A verdade como notícia

Fundo Bibliográfico realiza feira de leitura em Songo

O Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa (FBLP) realizou, no recinto da Escola da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, em Songo (Tete), este fim-de-semana, uma feira de leitura.

O evento que decorreu com o lema “Os sentidos da leitura”, em parceria com a escola da HCB, abrangeu mais de 400 alunos, da 1ª a 12ª classes, e aproximadamente 40 professores. As actividades de animação cultural centradas na leitura e escrita criativa, atelier de pintura e desenho, projecção de filmes, dança e música contaram com o envolvimento dos pais e encarregados de educação.

A cerimónia de abertura foi dirigida pelo Presidente do FBLP, Nataniel Ngomane, e contou com a presença do Director da Escola da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, Virgílio Lemos, Director pedagógico da Escola da HCB, Eurico Jorge, Director Distrital de Educação e Desenvolvimento Humano da vila de Songo, o músico e compositor D’Manyissa e Directores de outras instituições de ensino de Songo.

A Feira de Leitura é uma iniciativa introduzida pelo Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, como ferramenta através da qual se promova o gosto pela leitura, como acto de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Neste contexto, a leitura proposta para esta feira foi através da oralidade, do livro, da música, das artes plásticas e das artes performativas, com o objectivo de impulsionar a compreensão do mundo que nos rodeia.

Na feira, os participantes puderam partilhar conhecimento e experiências sobre e técnicas de ensino e promoção da leitura.
Os vencedores dos concursos de redacção, declamação de poesia,  desenho e pintura receberam prémios em livros diversos (dicionários, gramáticas, livros da literatura moçambicana, literatura geral, literatura infantil) e um certificado de participação. A escola anfitriã foi atribuída um certificado de honra.

As partes envolvidas manifestaram o desejo de continuar com a parceria para a realização de feiras similares em outras ocasiões.
Ainda em Songo, o FBLP renovou um memorando de entendimento para os próximos cinco anos com Pedro Conceição Couto, PCA da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, que concerne a realização da Feira do Livro de Songo, que vem sendo efectuada anualmente desde 2012.
 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos