O País – A verdade como notícia

Fundo Bibliográfico aloca livros às escolas primárias

O Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa alocou, recentemente, livros e caixas de madeira para a conservação de obras literárias, designadas bibliotecas-caixa, às escolas primárias das três regiões do país.

O projecto que permitiu a alocação de bibliotecas-caixa, por parte do Fundo Bibliográfico de Língua Porugeusa, foi desenvolvido no âmbito de um memorando de entendimento com o Banco de Moçambique, com vista a dotar as escolas primárias moçambicanas de livros para leitura complementar. Em Moçambique, existem cerca de 17 mil escolas primárias; a maioria, porém, sem uma biblioteca, donde esta iniciativa para minorar esse défice.

Segundo a nota de imprensa do Fundo Bibliográfico, estando numa fase inicial, o projecto abrange escolas de três distritos, nomeadamente, região Norte: Namuno, Província de Cabo Delgado (EP1 e 2 de Cumone “A”, EP1 da Vitória, EP1 de Namiure, EP1 e 2 de Bem-vindo, EP2 de Namuno, EP1 e 2 de Napito, EP1 de Sanjane, EPC de Milipone, EPC de Namrapa e EPC de Nicane); região Centro: Angónia, Província de Tete (EPC Ulónguè, EPC 25 de Junho, EPC Unidade Ulónguè, EPC Massiria, EPC Chindeque, EP1 Maphiri, EPC Matewere, EP1 Nthawira, EP1 Campitu, EP1 Mitengo), cujas entregas foram efectuadas nos dias 22 e 23 de Fevereiro corrente; e região Sul: Chongoene, Província de Gaza (EPC de Chongoene, EPC de Nhoncoene, EPC Emília Daússe, EPC de Siaias, EPC de Nhampfuine, EP1 de Ngoanine, EP1 de Cumine, EPC de Maciene, EPC de Cumbene, EPC – por identificar). A entrega, nesta última região, terá lugar no dia 8 de Março próximo.

As Bibliotecas-Caixa são, como sugere o nome, constituídas por caixas de madeira, em forma de mala, contendo, cada uma, 45 livros de literatura infanto-juvenil e litertura moçambicana em geral. Estas Bibliotecas funcionarão num regime de rotatividade entre as escolas beneficiárias. Igualmente, estas escolas receberam/receberão um conjunto de livros composto por dicionários diversos, gramáticas e prontuários para uso permanente da escola.

O objectivo desta acção é garantir a disponibilidade do livro e incentivar o gosto pela leitura aos alunos, ainda no ensino primário.

Adicionalmente, este projecto apoia bibliotecas públicas em dotações bibliográficas, tendo já alocado 750 livros de temática diversa, designadamente, literatura infanto-juvenil, literatura moçambicana, legislação, nutrição, ciências sociais e naturais, culinária, entre outras, a três instituições: região Norte – Biblioteca Pública Provincial de Niassa; região Centro – Biblioteca Pública Provincial de Sofala; e região Sul – Biblioteca Pública Distrital de Massingir, Província de Gaza. O projecto continuará escalando outros distritos

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos