O País – A verdade como notícia

Fundação SOICO assina protocolo com ENTRAJUDA para representar Banco Alimentar de Moçambique

A Fundação SOICO (FUNDASO) celebrou um protocolo de colaboração com a ENTRAJUDA de Portugal para desenvolver vários projectos na área social em Moçambique, com destaque para o Banco Alimentar Contra a Fome.

O protocolo foi rubricado esta terça-feira, em Lisboa, pelo Presidente do Conselho de Administração da FUNDASO, Daniel David; e a Presidente da instituição de solidariedade, ENTRAJUDA, Isabel Jonet.

O documento enquadra-se no esforço de materialização de um dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o de “Erradicar a Fome”, e vai permitir estruturar um modelo de Banco de Alimentos em Moçambique baseado na experiência de actuação da ENTRAJUDA em Portugal.

A FUNDASO, através do Banco Alimentar Contra Fome em Moçambique, pretende reunir esforços para mitigação de problemas de alimentação, principalmente junto a pessoas carenciadas ou instituições de cariz sociais, como orfanatos, centros de acolhimento que intervêm no sector social em Moçambique a tirarem o máximo partido de recursos humanos e materiais que são escassos. Para o efeito, será efectuado um levantamento das respostas que já existem para, por um lado, evitar duplicações e, por outro lado, adequar a resposta às necessidades concretas e incentivar a partilha de experiências.

Para além de promover a doação de bens alimentares e não alimentares, o protocolo inclui a criação de uma Bolsa do Voluntariado que permitirá recrutar voluntários com competências e qualificações que queiram fazer da sua profissão uma boa acção.

A FUNDASO é uma fundação privada que actua em áreas de interesse público, com enfoque no desenvolvimento inclusivo e sustentável de Moçambique, destacando-se as seguintes áreas: Cidadania e Educação, Saúde e Bem-estar e Ambiente e Recursos Naturais.

A ENTRAJUDA, instituição de solidariedade criada em 2004 em cuja génese se encontra o Banco Alimentar contra a Fome, tem vindo a estruturar um conjunto de apoios diversos, numa lógica de gestão e organização, destinados às organizações do sector social, que as ajudam a tirar melhor partido dos recursos de que dispõem, quer humanos, quer materiais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos