O País – A verdade como notícia

Fundação MASC organiza conferência sobre saúde no País

Representantes das organizações da sociedade civil, do sector privado e dos parceiros de cooperação internacional debatem nesta terça e quarta-feira, na cidade de Maputo, o financiamento e gestão de recursos alocados ao sector da Saúde.

O evento que é realizado com tema “Que alternativas para o Financiamento e Gestão de Recursos Públicos para o sector da Saúde em Moçambique” visa contribuir para melhorias na prestação de serviços públicos de Saúde no país.

Na ocasião, o presidente da Fundação MASC, Narciso Matos chamou atenção para a necessidade de envolvimento de mais actores para melhoria da qualidade dos serviços no sector da Saúde, defendeu ainda a necessidade urgente de aumento do financiamento e do uso racional dos recursos alocados ao sector da Saúde.

“Temos que encontrar novas formas de melhorar a gestão dos recursos que temos e alternativas de aumentá-los, porque ainda que eficazmente utilizados não serão suficientes. Sobretudo tendo em conta o crescimento populacional ”, disse.

Por seu turno, o representante dos parceiros de cooperação internacional, apesar de reconhecer algumas melhorias no sector da Saúde, defendeu que o Governo deve taxar alguns produtos para financiamento à Saúde.

Já para o representante da CTA, mais do que alocar recursos, é preciso garantir uma gestão transparente dos poucos recursos alocado à saúde.

Este evento com duração de dois dias é organizado pela fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) em parceria com Universidade Pedagógica, Universidade Católica e a Fundação Soico.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos