O País – A verdade como notícia

Fundação Galp oferece salas de aula em Pemba

As escolas primárias completas Mahate e Carlos Lwanga, ambas em Mahate, um bairro periférico perto do aeroporto de Pemba, que em conjunto acolhem cerca de 4500 crianças, muitas das quais deslocadas da guerra, receberam seis novas salas de aulas, três cada, numa iniciativa conjunta da Fundação Galp e do Instituto Camões, no âmbito do projecto Karibu, desenvolvido pela organização não-governamental Helpo.

A oferta destas infra-estruturas tem como principal objectivo o combate a todos os factores que contribuam para que as crianças abandonem a escola.

A inauguração das seis novas salas de aula contou com as presenças do governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, do embaixador de Portugal em Maputo, António Costa Moura e do director provincial de Educação em Cabo Delgado, Ivaldo Quincardete, além de representantes das entidades envolvidas, das escolas e dos alunos.

O dia terminou na Biblioteca Pública Provincial Samora Moisés Machel, com a inauguração da exposição Escola do Caminho Longo, com histórias de crianças, cujas vidas foram igualmente resgatadas com a ajuda da Helpo.

As histórias foram recolhidas pela escritora Maria João Venâncio e pelo fotógrafo Luís Godinho, num projecto apadrinhado pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e serão convertidas no livro “A aldeia que os monstros engoliram”, numa edição apoiada pela Fundação Galp.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos