O País – A verdade como notícia

Fronteira de Ressano Garcia encerrada

Está encerrado por tempo indeterminado o lado sul-africano da Fronteira de Ressano Garcia. O encerramento aconteceu na tarde de hoje devido à confirmação de um caso positivo da Covid-19 no local.

A fronteira de Ressano Garcia está encerrada desde que foi decretado lockdown na vizinha África do Sul, contudo pessoas que necessitassem de viajar para tratamento médico ou questões ligadas à educação poderiam fazê-lo mediante autorização do Ministro do Interior.

Na tarde desta quarta-feira, foi confirmado um caso positivo do novo coronavírus entre os funcionários do serviço de migração do lado sul-africano, o que forçou ao encerramento para desinfeção. A informação foi confirmada pelo Chefe do Posto Fronteiriço, Pedro Pene.

A situação afecta todas as operações do lado moçambicano, ou seja, não podem atravessar pessoas nem mercadoria até a reabertura da fronteira.

As autoridades fronteiriças garantem que o encerramento aconteceu enquanto já tinham atravessado todos os mineiros que pretendiam regressar para retoma do trabalho nas minas.

 

Reacção do Governo

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Verónica Macamo, explicou, esta noite, que o encerramento da Fronteira de Ressano Garcia é temporário, para revisão dos cuidados sanitários. Assim, “a previsão de reabertura, segundo nos foi dito pelos nossos colegas, é de que a fronteira vai reabrir amanhã à tarde ou, se falhar, na sexta-feira de manhã”.

Seja como for, as medidas de prevenção da COVID-19 continuarão a ser tomadas do lado moçambicano, quer para as pessoas que estão a entrar, quer para as pessoas que estão a trabalhar nas fronteiras, segundo disse Verónica Macamo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos