O País – A verdade como notícia

Frio intenso aumenta procura pelas camisolas na Cidade de Maputo

Foto: O País

A Cidade de Maputo e a de Xai-Xai, no sul do país, registaram temperaturas que rondaram nos 19 graus celsius até às dez horas de hoje, contrastando com os 35 graus celsius que foram registados nas mesmas urbes, em igual período do ano passado. E as baixas temperaturas motivaram uma busca intensa de camisolas no maior mercado retalhista da capital do país, Xipamanine.

No Departamento de Análise e Previsão de Tempo no Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), faz-se o exame da informação meteorológica disponibilizada aos computadores pelos satélites. A conclusão é de que o frio foi severo no fim-de-semana.

Manuel Francisco, meteorologista em serviço, traça o quadro meteorológico. “Para o igual período do ano passado, já tínhamos atingido 35 graus celsius, o que significa que, este ano, no mesmo dia, tivemos temperaturas muito baixas. Isto se deveu a um sistema frontal que passou muito rápido”, concluiu.

Fora das salas do INAM, já nas bancas e esquinas de Xipamanine, assistiu-se à procura de camisolas de segunda mão, vulgo calamidade. Os preços são aliciantes, variando até 35 meticais e mais em diante, dependendo do tamanho e qualidade.

E, para quem vende, foi uma oportunidade para encaixar algum dinheiro, como contou Titos Nhaca que se encontrava empenhado em arrumar as camisolas na sua banca. “Ontem (referindo-se a sábado), conseguimos vender”.

Ao exemplo de Titos, está também Issufo que disse que, “com o frio, o negócio correu um pouco bem. Ontem (referindo-se a sábado), a adesão dos clientes foi louvável, vamos ver o dia de hoje (referindo-se a domingo) o que promete”

Moisés da Graça Estevão é um dos clientes que, numa das bancas improvisadas do Xipamanine, escolhia e experimentava as camisolas até que conseguiu a que se ajustasse ao seu bolso e ao seu tamanho.

Enfim, é a rotina da época e o INAM alertou que a zona centro do país iria, também, a partir de ontem, domingo, registar baixas temperaturas acompanhadas por vento. E para o sul e o norte espera-se melhoria de estado do tempo a partir desta segunda-feira.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos