O País – A verdade como notícia

Frelimo quer municípios que resolvam problemas do povo

Foto: O País

Desemprego, habitação, ordenamento territorial e saneamento do meio são os principais problemas que os municípios sob gestão dos membros do partido Frelimo enfrentam no país.

A constatação foi feita esta quarta-feira em Chimoio, capital provincial de Manica, pelo secretário-geral do partido, Roque Silva, que diz ser urgente a necessidade de se encontrar solução para tais problemas.

Roque Silva, que falava na abertura da reunião nacional de balanço de meio-termo do desempenho dos municípios sob gestão dos edis pertencentes à Frelimo, reconheceu que o país iniciou o mandato autárquico em curso confrontado com enormes desafios em cada um dos municípios, anotando por exemplo, problemas de ordenamento territorial, saneamento urbano, habitação e desemprego (juvenil em particular), erosão, entre outros.

“A estes desafios, somaram-se os efeitos nefastos dos fenómenos climatéricos extremos que devastaram as zonas centro e norte do país, logo após os primeiros meses do mandato, com destaque para os ciclones Idai e Kenneth, cujo impacto veio agravar-se com a eclosão da pandemia da COVID-19, o recrudescimento do terrorismo no norte e os ataques da Junta Militar da Renamo na região centro do país”, avançou Roque Silva.

E porque faltam cerca de dois anos para o fim do mandato, Roque Silva diz que só a solução destes problemas atravessados pelos municípios é que pode assegurar a vitória da Frelimo nas próximas eleições autárquicas.

“Temos a convicção de que os eleitores não votam num partido apenas pela importância do seu passado histórico, mas porque acreditam e depositam confiança de que determinado candidato ou partido irá encontrar as soluções dos seus problemas do dia-a-dia, e numa visão de curto, médio e longo prazos”, acrescentou Roque Silva.

A reunião nacional de balanço de meio-termo do desempenho dos municípios da Frelimo termina esta quinta-feira e a cerimónia de encerramento vai ser dirigida pelo presidente do partido, Filipe Nyusi.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos