O País – A verdade como notícia

Frelimo encerra festividades dos 50 anos do II Congresso

A Frelimo, na cidade de Maputo, realizou várias actividades culturais para marcar as festividades dos cinquenta anos do Segundo Congresso do partido no poder.

De 20 a 25 de Julho de 1968, o partido Frelimo realizava o seu Segundo Congresso e o primeiro em solo pátrio. O também chamado Congresso da Vitória, realizado em Matchedje, na província do Niassa, ditou as linhas de governação do partido, e que foram culminar com a libertação do país.

Ontem, no campo de Hulene, encerraram as festividades que iniciaram em Abril último.

A cerimónia foi dirigida pelo primeiro-secretário desta formação politica Francisco Mabjaia. “Tudo isto achamos que podia ser uma forma de contribuirmos para a celebração dos cinquenta anos do segundo congresso da Frelimo. Fazemos isto porque, como sabemos, os combatentes, mesmo depois da luta de libertação nacional, encontraram momentos para entretenimento”, disse Mabjaia.

O evento foi marcado por diversas actividades culturais, feira de saúde, gastronomia, exibição de vídeos, serviços de emissão de bilhetes de identidade, NUIT, futebol entre outras.

Munícipes que se fizeram ao local do evento manifestaram a sua satisfação.

“Correu tudo bem, eu ali estava a medir tensão e estou bem não tenho tensão”, disse Olga Francisco.

“Estive aqui para saber do meu estado de saúde e isso faz bem. Como as vezes não temos tempo, esta oportunidade nos ajudou para sabermos mais sobre o nosso estado de saúde”, acrescentou David Paulo.

Através do seu primeiro-secretário da cidade de Maputo, a Frelimo aproveitou a ocasião para fazer a entrega de cartões de membros a centenas de munícipes que se filiaram ao partido.

Refira-se que o Segundo Congresso da Frelimo reelegeu Eduardo Mondlane a presidente do partido, papel que não exerceu por mais tempo, pois a 3 de Fevereiro do ano seguinte veio a perder a vida na vizinha Tanzânia, vítima de um ataque bombista.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos