O País – A verdade como notícia

Frelimo afina máquina do Comité Central para preparação do 12º congresso

Depois de alguns adiamentos, os camaradas decidiram reunir-se para avaliar os trabalhos da Comissão Política, Comité de Verificação e do Gabinete Central para a preparação das eleições, numa sessão que vai servir, igualmente, para aprovar o Plano de Actividades e Orçamento do partido para 2021.

A Escola Central do Partido Frelimo, localizada na cidade da Matola, vai acolher, no próximo fim-de-semana, 22 e 23 de Maio corrente, a IV sessão ordinária do Comité Central, órgão composto por 250 membros.

Esta segunda-feira, o Porta-voz do partido, Caifadine Manasse, disse à imprensa que a Frelimo já tem tudo pronto para o arranque da sua semana política que terá como o seu expoente máximo o Comité Central. Contudo, segundo a fonte, a reunião magna será antecedida pelas sessões dos comités centrais dos órgãos do partido, nomeadamente, a OJM, a OMM e a ACLLN, na terça, quarta e quinta-feira, respectivamente.

Falando à margem dos preparativos do evento, Manasse disse à imprensa que a Frelimo vai à sessão reforçada, tendo, como alicerce para esta convicção, a vitória expressiva dos últimos pleitos eleitorais, que resultaram na sua eleição em todos os distritos e províncias, fruto do empenho geral dos membros do partido liderado por Filipe Nyusi.

Em relação a rumores sobre a suposta “corrida para a sucessão” de Filipe Nyusi, Caifadine Manasse, disse que esta matéria não faz parte da agenda da IV sessão ordinária do Comité Central do fim-de-semana. Entretanto, o Porta-voz da FRELIMO garantiu que o partido continua forte e coeso e que todos os seus membros apoiam a governação de Filipe Nyusi até ao fim do seu mandato.

“Para esta sessão, nós temos os pontos de agenda que já anunciámos. O Presidente Filipe Nyusi é presidente da FRELIMO e da República de Moçambique até ao fim do presente quinquénio. Em relação a candidato ou candidatos à sucessão, a FRELIMO pronunciar-se-á no momento apropriado e, neste momento, o que o partido tem é um presidente, Filipe Nyusi, que é, ao mesmo tempo, Presidente da República e, caso haja qualquer alteração, será resultado da manifestação da vontade popular”, comentou!

Farão parte da IV sessão ordinária do Comité Central da FRELIMO os membros do órgão e presidentes honorários do partido, não havendo convidados, tal como acontecia em sessões anteriores, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos