O País – A verdade como notícia

Francisco Mabjaia fora do mandato há sete meses

Francisco Mabjaia está fora do mandato como presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol há sete meses. Entretanto, Mabjaia vai continuar a frente da federação até Dezembro do ano em curso, por decisão das associações provinciais, violando a lei de desporto moçambicana.  
 
 O segundo mandato de Francisco Mabjaia terminou a 14 de Junho de 2018 e, a partir daí, esperava-se pela marcação de eleições na Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).

Aliás, o artigo 48 na sua alínea 2 da Lei de Desporto, refere que os titulares dos órgãos sociais das federações e associações desportivas provinciais e distritais só podem recandidatar-se uma vez, sendo que o mesmo artigo na sua alínea 1 sublinha que a duração dos mandatos deve ser de apenas 4 anos.

Ou seja, com dois mandatos já concluídos, Francisco Mabjaia está fora do mandato há sete meses.

Sábado último, em Chimoio, na assembleia-geral da Federação Moçambicana de Basquetebol e com o patrocínio das associações provinciais da modalidade, decidiu-se que as eleições serão realizadas a 14 de Dezembro.

Assim sendo, Francisco Mabjaia irá dirigir ilegalmente a Federação Moçambicana de Basquetebol por mais um ano e meio, numa clara violação a lei de desporto.  

O artigo 43  da Lei de Desporto refere que as federações desportivas nacionais estão sujeitas a fiscalização pela entidade que superintende o desporto, mas até aqui quer o Conselho Nacional do Desporto quer a inspecção-geral do Ministério da Juventude e Desporto (MJD) ainda não se pronunciaram

Em Dezembro do ano passado, Francisco Mabjaia justificou a sua continuidade nesta agremiação em razão do pedido feito pelas associações devido aos resultados que o basquetebol apresentou durante o seu mandato.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos