O País – A verdade como notícia

Franceses elegem novo presidente hoje

Foto: Jornal N

Os franceses têm hoje a oportunidade de eleger o seu próximo dirigente. São cerca de 48,7 milhões de eleitores franceses que poderão votar num entre os 12 candidatos, incluindo o actual Chefe de Estado, Emmanuel Macron.

De acordo com o Notícias ao Minuto, que cita a Lusa, a lista de candidatos está recheada de aspirantes de diferentes alas políticas, como Marine Le Pen, do partido União Nacional (extrema-direita); Jean-Luc Mélenchon (extrema-esquerda); Valérie Pécresse, do maior partido de direita francês “Os Republicanos”; Éric Zemmour, polémico ex-jornalista e comentador político; Yannick Jadot, ecologista; Fabien Roussel, do Partido Comunista Francês; Nicolas Dupont-Aignan, do movimento “República de Pé; e Anne Hidalgo, do Partido Socialista.

Nos últimos dias, Macron tem visto as vantagens de ser o favorito para conquistar a primeira volta do escrutínio diminuírem, visto que a candidata Marine Le Pen está a ganhar terreno nas intenções de voto. A segunda volta terá lugar no próximo dia 24 de Abril.

“Sondagens divulgadas na sexta-feira indicavam que tanto Emmanuel Macron como Marine Le Pen podiam chegar ao primeiro lugar nas presidenciais de hoje, com o Presidente cessante a manter uma ligeira vantagem sobre a candidata da extrema-direita”, escreve a Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto.

A França é a segunda economia do bloco de 27 membros da União Europeia (UE), a única com veto no Conselho de Segurança da ONU e a sua única potência nuclear.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos