O País – A verdade como notícia

França oferece à África 10 milhões de vacinas contra COVID-19

Foto: Notícias ao Minuto

A França vai doar mais 10 milhões de vacinas contra a COVID-19 aos países da União Africana (UA), como parte do seu compromisso de partilhar pelo menos 60 milhões até ao final do ano, a informação é avançada pelas autoridades francesas.

De acordo com o Notícias ao Minuto, a presidência francesa referiu que as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer serão entregues durante os próximos três meses, como parte da iniciativa do Fundo Africano de Aquisição de Vacinas (AVAT), lançada pela UA, e o mecanismo Covax, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para assegurar o acesso global às vacinas.

“A pandemia só pode ser superada através de uma intensa cooperação entre actores multilaterais, regionais e nacionais”, explicou o Presidente francês, Emmanuel Macron, citado pela Lusa.

Por seu turno, o Presidente da África do Sul e Presidente em exercício da União Africana, Cyril Ramaphosa, descreve a acção como “um gesto forte e bem-vindo de solidariedade humana e cooperação política, numa altura em que o mundo precisa dela”.

Ramaphosa disse mais, “uma África mais segura e saudável é uma condição essencial para que o mesmo aconteça no mundo como um todo”.

De acordo com dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, África já registou 194.823 mortos e 7.741.917 infectados devido à COVID-19, desde o início da pandemia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos