O País – A verdade como notícia

Fotógrafo francês inaugura exposição sobre mulher africana no CCFM

Foto: O País

“Mulheres daqui e de outros lados” é o título da exposição inaugurada na última quinta-feira, no Centro Cultural Franco Moçambicanos, na Cidade de Maputo. Com autoria do fotógrafo francês Denis Rion, as obras representam o modo de vida de algumas mulheres africanas.

Um itinerário feminino no sector de actividade em torno de água. Imagens registadas durante vários anos pelo fotógrafo francês Dinis Rion.

São mulheres daqui e de outros lados, mas com algo em comum – a luta pela sobrevivência.

“Faço este trabalho há dezenas de anos, em Suriname, no continente sul-americano. Estive lá numa pequena vila perdida, na floresta da amazónia, onde me apercebi da importância dos rios e lagos usados como meio de comunicação”.

A foto reportagem é o aspecto actual das suas obras que, segundo o autor, nasceu da vontade de ilustrar a riqueza de culturas e modos de vida de várias mulheres africanas. “Por este motivo, nasceu a vontade de fazer este trabalho. Já apresentei em Mali e, há dois anos, fi-lo em Madagáscar, e apresentei outro trabalho no Dia Internacional da Mulher”, disse Denis Rion.

O artista passará três semanas em Maputo, para continuar a sua pesquisa sobre as mulheres, e o seu campo será a zona costeira de Marracuene.

A exposição está aberta ao público no Centro Cultural Franco moçambicano e no Centro Cultural Moçambique-Alemão até ao dia 4 de Abril próximo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos