O País – A verdade como notícia

Fórum de Investimento em África compromete mais de USD 50 mil milhões em projectos financiáveis

O Fórum de Investimento em África acolherá sessões do conselho de administração virtual, uma componente-chave dos dias de mercado do Fórum de Investimento em África, no próximo mês, após um adiamento no final do ano passado.

As salas de conselho realizar-se-ão virtualmente de 15 a 17 de Março deste ano para discutir e adiantar negócios no oleoduto 2021. A terceira edição do Fórum Africano de Investimento deveria ter sido realizada em formato híbrido em Abidjan, em Dezembro de 2021, mas foi adiada devido ao aparecimento da variante Ómicron do Coronavírus. Quarenta e cinco negócios no valor de 57,4 mil milhões de dólares foram curados para as discussões na sala do conselho de administração.

Após o anúncio do evento de Março seguiu-se a uma reunião dos parceiros fundadores do Fórum Africano de Investimento, uma plataforma multi-stakeholder e multidisciplinar que faz avançar projectos de parcerias público-privadas e privadas até à bancarrota, levanta capital, e acelera os negócios até ao encerramento financeiro.

Numa sessão aberta, o Fórum Africano de Investimento forneceu actualizações de progresso e previu cinco acordos. Estes incluíam: um investimento para desenvolver mais de 220 km de linhas de transmissão eléctrica ao abrigo de um acordo de parceria público-privado de longo prazo; um projecto com um objectivo de dez anos de implantação de infra-estruturas de banda larga para mais de 800.000 clientes residenciais e pequenas empresas; e um projecto para o estabelecimento de um núcleo biomédico e farmacêutico.

Os acordos de 45 salas de administração prevêem a criação de um total de 3,8 milhões de emprego, tanto directos como indirectos; destes, um milhão de empregos irão para mulheres africanas e mulheres empresárias, e outro milhão para a juventude.

Após a apresentação, a directora sénior do Fórum de Investimento Africano, Chinelo Anohu, afirmou que “há um compromisso energizado para fazer avançar o Fórum de Investimento Africano”. Segundo Anohu, além dos investimentos, o Fórum de Investimento em África estava a trabalhar no sentido de apoiar um ambiente favorável em todos os países africanos.

“Boas políticas fazem bons investimentos”, disse Anohu.

O fórum vai juntar 160 participantes, representando investidores e organizações de preparação de projectos e financiado por oito parceiros, nomeadamente, o Banco Africano de Desenvolvimento, que é também o anfitrião; Africa 50; a Corporação Financeira Africana; o Banco Africano de Exportação-Importação; o Banco de Desenvolvimento da África Austral; o Banco de Comércio e Desenvolvimento; o Banco Europeu de Investimento; e o Banco Islâmico de Desenvolvimento.

O Fórum Africano de Investimento fechou 10 negócios com um valor de USD 3,1 mil milhões, e actualmente tem 136 negócios com um valor total de USD 87,52 mil milhões na sua carteira.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos