O País – A verdade como notícia

Forças ucranianas reassumem controlo de Kharkiv

Foto: Notícias ao Minuto

As forças ucranianas reassumiram o controlo de Kharkiv, a segunda maior cidade do país, horas depois de ter anunciado um avanço do exército russo e combates de rua.

“Kharkiv está sob o nosso total controlo”, escreveu o governador regional, Oleg Sinegubov, nas redes sociais, garantindo que estava em curso uma “eliminação de inimigos na cidade”, segundo refere o Notícias ao Minuto.

Grupos de soldados abandonaram os seus veículos e “renderam-se aos militares ucranianos”, disse.

O Ministério da Defesa do Reino Unido, que tem estado a divulgar informações sobre a situação militar na Ucrânia, tinha dado conta de uma intensificação dos combates em Kharkiv nas últimas horas.

Vídeos divulgados nos meios de comunicação social e redes sociais ucranianas há algumas horas mostraram veículos russos a atravessar Kharkiv e tropas russas a percorrer a cidade em pequenos grupos, segundo a agência norte-americana AP.

Num outro vídeo viam-se soldados ucranianos a inspecionar veículos danificados por bombardeamentos e abandonados pelas tropas russas numa rua.

A Rússia invadiu a Ucrânia pela segunda vez na quinta-feira, depois de ter anexado a Crimeia em 2014, e de apoiar, desde então, uma guerra separatista na região do Donbass, no leste do país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos