O País – A verdade como notícia

Força da SADC posiciona-se dentro de uma semana no país

Quinze de Julho é a data prevista para a instalação em Cabo Delgado da força tarefa em estado de alerta aprovada pela SADC para ajudar Moçambique a combater o terrorismo. A informação consta de uma carta do da Secretária Executiva da SADC, Stergomena Tax, dirigida ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Na missiva datada de 07 de Junho, a Secretária executiva da SADC informa às Nações Unidas que: “A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovou a implatação de uma força tarefa em estado de alerta no cenário 6 para a República de Moçambique. A implantação deverá produzir efeitos a partir de 15 de julho de 2021, por um período inicial de três meses, podendo ser prorrogada dependendo da evolução da situação”, lê-se.

Além de combater os actos terroristas, no geral, a presença da força em Estado de alerta em Cabo Delgado tem por objectivo reestabelecer a ordem nas zonas assoladas pela violência.

“A missão da SADC em Moçambique visa, entre outros, apoiar a República de Moçambique no combate a actos de terrorismo e extremismo violento, bem como ajudar a República de Moçambique no restabelecimento da lei e da ordem nas áreas afectadas da província de Cabo Delgado”, termina a Secretária Executiva pedido a António Guterrs para informar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre os desdobramentos da organização regional.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos