O País – A verdade como notícia

FNB reforça seu capital social com USD 4.7 milhões

Em linha com o plano de negócios para os próximos dois anos, os accionistas do First National Bank (FNB) Moçambique anunciaram mais um aumento de capital social no valor de USD 4.7 milhões de dólares.

Em fase de restruturação no mercado, e como parte do plano de investimento estratégico a executar entre 2019-20, o FNB voltou a reforçar o seu capital social (injecção de USD 4.5 milhões). No ano passado, os accionistas deste banco injectaram cinco milhões de dólares.

“Os próximos dois anos, tal como previsto, serão de investimento centrado na transformação, revisão de todos os processos internos, tecnologias de suporte e também de elevado investimento no capital humano”, referiu Paulo Pereira, Administrador Delegado-adjunto do First National Bank em Moçambique.

Salientando, que o banco está a implementar a reestruturação, priorizando o desenvolvimento das competências e de excelência, infra-estruturas tecnológicas e operacionais, com vista ao melhoramento da qualidade e a comodidade no atendimento dos clientes.

Como parte do referido plano de transformação o FNB Moçambique está também a executar uma reestruturação da sua rede de distribuição, investindo na presença em geografias estratégicas para o banco.

Para o alcance dessas metas, Paulo Pereira, indicou que “uma parte significativa do investimento irá ser feita no capital humano, com vista ao desenvolvimento de competências alinhadas ao novo posicionamento, ao reforço da equipa com profissionais experientes e com níveis de performance alinhados a estratégia e ao reajuste na dimensão da força de trabalho acompanhada de ganhos de eficiência na execução de processos por via de automatização suportados por tecnologias adequadas.”

Contudo, o forte investimento nesta estratégia de transformação, conforme previsto no plano de negócios do FNB Moçambique, irá deteriorar os resultados de 2019 e 2020, devido ao custo de implementação das iniciativas de referida transformação.

A recuperação, ou seja, os resultados positivos do First National Bank Moçambique está prevista para 2021.

Refira-se, que o FNB Moçambique é membro do First Rand Bank Limited, o maior grupo financeiro de África por capitalização bolsista e uma das maiores instituições listadas na Bolsa de Valores de Joanesburgo, na África do Sul, com presença em 11 países africanos, Inglaterra, Emirados Árabes Unidos, Índia e China.

O banco é detido pela First Rand Moçambique Holding Limitada, pela Sociedade de Gestão e Controle de Participações, S.A. e pela First Rand Investment Holding e opera no mercado nacional há 11 anos, com enfoque na prestação de serviços financeiros ao sector empresarial moçambicano, a respectiva cadeia de valor bem como as pessoas singulares.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos