O País – A verdade como notícia

FMI disponibiliza 50 biliões de dólares para apoiar países no combate ao Covid-19

O Fundo Monetário Internacional disponibiliza 50 bilhões de dólares para apoiar no combate ao coronavírus. O financiamento é destinado aos países de baixa renda e com fraco sistema de saúde para responder à epidemia.

É uma ameaça à saúde pública, mas também à economia mundial, sobretudo dos países de baixa renda.

No comunicado enviado ao O País, o FIM reconhece que o cenário que se vive com o surto do vírus é incomum e que vai, de certa forma, afectar a oferta de bens, assim como a procura.

A instituição financeira internacional diz ainda que “a experiência sugere que cerca de um terço das perdas económicas decorrentes da doença serão os custos directos: de perda de vidas, o encerramento de locais de trabalho, e quarentenas. Os dois terços restantes serão indireta, reflectindo uma retracção na confiança do consumidor e comportamento dos negócios e um aperto nos mercados financeiros”.

E este cenário poderá ser mais difícil para os países com sistemas de saúde mais fracos, exigindo maior capacidade de intervenção para um mecanismo de coordenação global para acelerar a recuperação da procura e da oferta.

É com olho posto nos Estados-membros de baixa renda e cujos sistemas de saúde são fracos, que o Fundo Monetário Internacional colocou à disposição 50 bilhões de dólares para ajudá-los a fazer face à epidemia.

“Para os países de baixa renda, temos o financiamento de emergência rápida de desembolso de até 10 bilhões de dólares (50 por cento da quota de membros elegíveis) que pode ser acessado sem um programa do FMI, disponíveis a juros zero para os membros mais pobres, através da Facilidade de Crédito Rápido”.

Já os outros membros: “podem aceder a financiamento de emergência através do Financiamento Instrumento Rápido. Esta facilidade poderia fornecer cerca de 40 biliões de dólares para os mercados emergentes que poderiam aproximar-nos para ter apoio financeiro”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos