O País – A verdade como notícia

FMF em contradição com a LMF quer Moçambola de 12 equipas

Foto: O País

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) acaba de deliberar que o Matchedje de Mocuba será a 12ª equipa a tomar parte no Moçambola 2022 e reitera que o próximo campeonato nacional será entre 12 clubes.

É caso para dizer que não há consenso entre o órgão máximo do futebol moçambicano e o organizador do Moçambola.

É que mesmo depois da Assembleia-Geral Extraordinária da Liga Moçambicana de Futebol, que decorreu há uma semana, e que decidiu que o campeonato nacional da próxima época teria 14 clubes, a Direcção Executiva da FMF emitiu um comunicado, em que toma diversas decisões, dentre elas:

1- A despromoção definitiva do Textáfrica de Chimoio e do Desportivo Maputo;

2- A qualificação do Clube Desportivo Matchedje de Mocuba como a 12ª equipa da edição 2022, e;

3- A deliberação de que a edição 2022 seria de 12 equipas, em conformidade com a decisão da Assembleia-geral ordinária da FMF realizada no dia 12 de Outubro de 2021.

O que equivale dizer que a FMF insiste na redução do número de clubes do Moçambola de 14 para 12 participantes.

Tudo indica ser esta a saída encontrada pelo órgão dirigido por Feizal Sidat para encobrir a incapacidade de organizar competições provinciais, durante o ano, que determinam as 3 equipas que ascenderiam ao Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão do Moçambola – Edição 2022 por mérito desportivo.

No comunicado da FMF lê-se ainda que “no dia 11 de Novembro de 2021, antes da realização do sorteio da LIGUILHA de apuramento para o Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão Moçambola – Edição 2022 o representante do Grupo Desportivo Maputo e do Grupo Desportivo e Recreativo Textáfrica de Chimoio comunicaram que não iriam participar por motivos financeiros. Por sua vez, o representante do Clube Desportivo Matchedje de Mocuba, manifestou que estava pronto para participar da prova e fez a entrega do respectivo documento a confirmar a sua intenção de participação”.

Mais adiante, a FMF refere que “face aos acontecimentos a Direcção Executiva da FMF, em cumprimento dos estatutos da FMF e demais regulamentos da FIFA e com plenos poderes para tal, reunida em sessão ordinária do dia 17 de Novembro de 2021 deliberou: considerar o Grupo Desportivo Matchedje de Mocuba qualificado como a 12ª equipa no Moçambola Edição 2022”.

De acordo com outro comunicado da FMF, a decisão de diminuir o número de equipas para 12 será levada a um encontro para a assinatura de renovação do contrato de organização do Moçambola 2022, entre o órgão reitor do futebol moçambicano e a Liga Moçambicana de Futebol.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos