O País – A verdade como notícia

FMF agenda arranque do Moçambola-2022 para Maio

Fotos: O País

A Federação Moçambicana de Futebol divulgou, esta terça-feira, o calendário de competições para a época 2021-2022, que marca o arranque do Moçambola-2022 para 7 ou 8 de Maio. De acordo com o calendário da FMF, o Campeonato Nacional de Futebol deverá terminar entre 19 e 20 de Novembro de 2022 para dar lugar à final da Taça de Moçambique entre 26 e 27 de Novembro.

O calendário futebolístico da época 2020/21 terminou, oficialmente hoje, último dia de Novembro, e amanhã, primeiro dia de Dezembro, inicia a época 2021/22.

Foi nesta ordem que a Federação Moçambicana de Futebol, órgão gestor do futebol moçambicano, anunciou o calendário futebolístico da época ora iniciada, com as datas de início e fim de cada uma das competições geridas pela Casa de Futebol.

O Moçambola, principal campeonato nacional de futebol, vai ter menos tempo que a prova terminada em Novembro último, que iniciou em Janeiro e teve 11 meses. Para a época 2021/22, o Moçambola está prevista para iniciar entre 7 ou 8 de Maio, devendo terminar entre 19 ou 20 de Novembro, ou seja, a decorrer durante sete meses.

Entretanto, estamos a falar de uma competição que, até agora, só conhece 11 participantes, que garantiram a manutenção na época ora terminada, não se conhecendo ainda os substitutos do Matchedje de Mocuba, Textáfrica de Chimoio e Desportivo Maputo, despromovidos do Moçambola-2021. Aliás, ainda nem se sabe da competição que vai apurar esses substitutos, depois de rejeitada a liguilha que havia sido projectada pela Federação Moçambicana de Futebol, entre os três despromovidos, para se apurar uma equipa. A liguilha foi rejeitada pelos três despromovidos.

Mas antes do Moçambola, haverá três provas, sendo a primeira o Torneio de Abertura, marcada para iniciar a 8 de Janeiro, devendo terminar a 30 do mesmo mês. Esta competição será da inteira responsabilidade das Associações Provinciais. Depois seguem-se os Campeonatos Provinciais que deverão ser disputados de 3 de Fevereiro até 24 de Abril de 2022, devendo envolver as equipas que vão disputar o Moçambola-2022.

A terceira prova a anteceder o Moçambola-2022 é a Supertaça que deverá ser disputada entre 30 de Abril e 1 de Maio, uma semana antes do arranque do Moçambola.

A princípio, e porque este ano não houve Taça de Moçambique, a Supertaça, que é também a Taça Mário Coluna, deverá ser disputada pela Black Bulls (campeão nacional) e o Ferroviário da Beira (vice-campeão nacional) do Moçambola-2021.

 

TAÇA DE MOÇAMBIQUE DE VOLTA

Relativamente a Taça de Moçambique, a Federação Moçambicana de Futebol prevê a prova em quatro fases, sendo a primeira a fase provincial, que vai decorrer entre 18 de Maio e 15 de Junho. A fase zonal, ou seja, os oitavos-de-final, deverá ter lugar entre os dias 16 e 17 de Julho, apenas em uma única mão. Já os quartos-de-final, a serem disputados em duas mãos, terão lugar a 14 e 15 de Agosto, a primeira, e 7 de Setembro, a segunda.

As meias-finais, também em duas mãos, decorrem entre 1 e 2 de Outubro, a primeira mão, e 29 e 30, a segunda. A final da segunda maior competição futebolística do país está marcada para acontecer ou a 26 ou a 27 de Novembro de 2022.

 

SEGUNDA DIVISÃO TAMBÉM ARRANCA EM MAIO

Paralelamente ao Moçambola-2022, deverá arrancar a segunda divisão, prova que será zonal e que vai apurar as equipas que deverão ascender ao campeonato nacional em 2023.

Assim, a fase inicial dessa segunda divisão será a Provincial que vai decorrer de 7 de Maio a 25 de Setembro de 2022. Cada província deverá apurar dois representantes na Poule de Apuramento Zonal, sendo 8 clubes para a zona Sul, o mesmo número para a zona Centro, e 6 para a zona Norte.

Depois de apurados os representantes provinciais, a fase zonal vai ter lugar de 1 de Outubro a 6 de Novembro, estando prevista, logo a seguir, a disputa de finais que vão ditar o apuramento do representante zonal para o Moçambola 2023. A primeira mão das finais está programada para ter lugar entre os dias 12 e 13 de Novembro para a segunda mão disputar-se nos dias 19 e 20 do mesmo mês.

A FMF prevê ainda a realização de um Torneio de Encerramento que deverá decorrer entre os dias 1 e 30 de Outubro de 2022.

Os campeonatos nacionais dos escalões de formação, nomeadamente juniores, juvenis, iniciados e infantis, os campeonatos de futebol feminino (seniores e juvenis), futsal e futebol de praia, terão lugar entre os dias 10 e 18 de Dezembro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos