O País – A verdade como notícia

Fisioterapeutas formados em medicina chinesa

O Ministério da Saúde (MISAU) e a Medicina Tradicional Chinesa vão, durante os próximos 15 dias, capacitar 43 técnicos de saúde em medicina de reabilitação física e fisioterapia, com vista a melhorar os cuidados oferecidos aos afectados por lesões e paralisias nos serviços de saúde pública.

Para o efeito, encontram-se em Maputo 43 técnicos entre médicos pediatras, de clínica geral, reabilitação física e fisioterapia, de vários distritos de todas as províncias do país.

O Director Nacional de Assistência Médica, Ussene Isse, que discursava na abertura do curso de formação, disse esperar que os conhecimentos a serem adquiridos sejam partilhados a nível do país nas unidades sanitárias, pois têm demonstrado bons resultados.
“As técnicas de medicina tradicional chinesa têm sido praticadas em algumas unidades sanitárias a nível do Serviço Nacional de Saúde, tanto por especialistas chineses, coreanos e vietnamitas, como por colegas formados no primeiro curso desta medicina. Esta formação vai dotar os beneficiários de conhecimentos na área da medicina chinesa com práticas simples, que vão ajudar a melhorar a intervenção no exercício da actividade que realizam, principalmente nos locais onde existe défice de material para uso na medicina física e reabilitação”, disse Isse.

As técnicas da medicina chinesa têm o mérito de possibilitar a redução do tempo de tratamento e melhoria dos doentes.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos