O País – A verdade como notícia

Finalistas da Jogabets conhecidos este sábado

Fotos: O País

As meias-finais da Liga Jogabets da Cidade de Maputo disputam-se este sábado, no campo do Costa do Sol, envolvendo equipas da capital do país que estarão na edição deste ano do Moçambola. Black Bulls vs Liga Desportiva de Maputo e Ferroviário de Maputo vs Costa do Sol são os embates das meias-finais.

Dois jogos, quatro equipas, uma disputa! São as meias-finais do Campeonato Provincial da Cidade de Maputo, a primeira competição da temporada futebolística 2022, a Liga Jogabets.

Uma fase que será disputada totalmente pelas quatro equipas que vão representar a capital do país na maior prova de futebol de clubes do país, o Moçambola 2022, nomeadamente Black Bulls, Costa do Sol, Ferroviário de Maputo e Liga Desportiva de Maputo.

 

BLACK BULLS VS LD MAPUTO A ABRIR

Os dois jogos terão lugar no relvado sintético do Matchiki Tchiki, com início às 13h15, quando Black Bulls e Liga Desportiva de Maputo entrarem em campo.

Os “touros” são claros favoritos a vencer esta partida diante dos comandados de Dário Monteiro, até porque venceram quase todos os jogos desta competição, a excepção do empate diante do Ferroviário de Maputo, na primeira jornada da Série A.

A turma de Inácio Soares tem o melhor ataque desta prova, com 34 golos apontados, dos quais 32 na fase de grupos e outros dois nos quartos-de-final, tendo sofrido apenas quatro golos. Por isso mesmo a Black Bulls é um alvo a ter em conta por parte da Liga Desportiva de Maputo, que terá que puxar dos galões se quiser chegar à final da prova.

As duas equipas têm pouco histórico entre si, não fosse o facto dos “touros” só na época passada terem ascendido ao campeonato nacional de futebol do nosso país. E foram apenas duas as vezes que se cruzaram em provas oficiais, no Moçambola 2021, ambas ganhas pelos “touros”, por 2-1 e 0-1 respectivamente.

Na tarde deste sábado será a terceira partida entre ambos conjuntos e a Liga Desportiva de Maputo, ainda que com jogadores menos conhecidos e não renomados, vai querer surpreender e chegar à final para discutir os 250 mil meticais de premiação.

 

“LOCOMOTIVAS” E “CANARINHOS” EM FINAL ANTECIPADA

A fechar o dia, quando forem 15h15, Ferroviário de Maputo e Costa do Sol medem forças naquela que é a final antecipada desta prova.

São duas das melhores equipas do país, com ambições claras de conquistar qualquer prova em que entram para disputar, pese embora os troféus não cheguem tal como desejam.

O Costa do Sol conquistou o seu último troféu em 2019 para o Moçambola, mas também é detentor da primeira prova da Cidade de Maputo, ora designada Torneio Mavila Boy, em 2020.

Já o Ferroviário de Maputo não conquista títulos desde 2016, quando conquistou a Supertaça nacional, sendo que a última vez que conquistou o Torneio de Abertura da cidade de Maputo foi em 2012.

Duas das melhores equipas do país que já se defrontaram por várias vezes, com destaque para os últimos dez anos, onde se cruzaram por 22 ocasiões. Os “locomotivas” da capital do país levam vantagem no confronto directo, tendo vencido por nove vezes contra cinco vitórias do Costa do Sol.

Há ainda registo de oito empates, sendo que o Ferroviário de Maputo marcou 23 golos e o Costa do Sol 20.

Este sábado muito haverá por dizer em torno deste jogo que é, sem sombra de dúvidas, uma final antecipada entre equipas que jogam pelo título, pelo prestígio e pela honra.

Sábado, no campo do Costa do Sol, procuram-se os finalistas da Liga Jogabets da Cidade de Maputo.

 

CAMPEÃO DE INHAMBANE CONHECIDO DOMINGO

Quanto à província de Inhambane, o vencedor do Campeonato Provincial será conhecido este domingo, quando Associação Desportiva de Vilankulo e Temusa Costa do Sol da Massinga se defrontarem na final.

Os “canarinhos” da Massinga passaram com distinção no seu grupo B, onde tiveram apenas um empate diante do seu adversário da final, que terminou em segundo lugar na fase regular. Nas meias-finais as duas equipas da Série B derrotaram as duas da Série A, com os “hidrocarbonetos” e vencerem o Ferroviário de Inhambane à tangente, naquela que foi a vingança da derrota na supertaça provincial, enquanto o Temusa Costa do Sol da Massinga deixava pelo caminho a turma policial de 17 de Maio da PRM.

A Associação Desportiva de Vilankulo procura conquistar o troféu para entrar mais moralizada no Moçambola 2022 que arranca a 7 de Maio próximo, depois de perder a Supertaça provincial.

Em Sofala e Manica já foram encontrados os campeões provinciais, nomeadamente o Ferroviário da Beira e o Textáfrica de Chimoio, enquanto nas restantes províncias ainda se joga.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos