O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi quer jovens a replicar conhecimento na geração de renda e emprego

O Presidente da República apelou hoje aos jovens a replicarem o seu conhecimento e a sua experiência sobre o empreendedorismo na geração de renda e do emprego no âmbito da agenda para o desenvolvimento nacional. Segundo Filipe Nyusi, as dificuldades que o país enfrenta [referia-se ao terrorismo em Cabo Delgado, por exemplo] são criadas, em parte, pela própria juventude.

“Aquelas coisas que estão a acontecer no norte” envolvem jovens “manipulados por velhos (…)”, afirmou o Chefe de Estado, numa chamada de atenção aos jovens para que se distanciam do grupo que promove ataques nos distritos a norte de Cabo Delgado e concentrem-se na produção.

“A melhor forma de produzir dinheiro é” através de ideias empreendedores demonstradas pelos próprios jovens no encontro com o Presidente da República, considerou Filipe Nyusi, para quem essa “é a fórmula da vida”.

Os problemas dos jovens são conhecidos por todos. Mas no encontro desta sexta-feira, com o Chefe de Estado, vários jovens foram chamados para, diante do Presidente de República e alguns convidados, partilhar as suas experiências sobre o empreendedorismo.

Segundo Filipe Nyusi, a sua intenção era “mais ouvir” dos jovens em relação as suas iniciativas para gerar rendas e emprego. “Não produziram uma lista de reclamações” tais como “emprego, casa, energia, etc”.

Filipe Nyusi disse que os jovens voltaram a provar que são promotores de trabalho e emprego. “O que o jovem está à procura, agora, não é emprego nem trabalho”, mas sim renda. “Queiramos ou não, o país está nas mãos” dos jovens, apesar de alguns deles não quererem compreender isso.

Num outro desenvolvimento, o Chefe de Estado considerou que a sua experiência indica que “não se dá aulas ao empresariado”.

A mensagem do Chefe de Estado aos jovens foi no contexto do tema “Diálogo com empreendedores da cidade de Maputo: empreender para empregar”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos