O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi inaugura tribunal e sistema de água em Gaza

O Presidente da República, Filipe Nyusi, está a visitar esta sexta-feira a província de Gaza, tendo esta manhã inaugurado o tribunal distrital de Massingir, um sistema de abastecimento de água em Mazivila, no distrito de Bilene.

O sistema de abastecimento de água tem capacidade para beneficiar 13 mil pessoas, mas para já deverão estar ligadas a ela mais de 8700 consumidores. Custou cerca de 41 milhões de meticais financiados pelo Reino Unido, num projecto que já financiou naquela província 129 milhões de Meticais para a construção de pequenos sistemas de abastecimento de água a diversas comunidades.

Segundo a Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, Nnenne Iwuji-Eme os projectos de água em Gaza fazem parte de uma iniciativa que visa construir em todo o país 84 sistemas.

Ainda esta sexta-feira, o Chefe de Estado reuniu-se com o Conselho Executivo Provincial e com o Conselho dos Serviços de Representação do Estado em separado. Numa das reuniões foi anunciado que na manhã desta sexta-feira, esta província foi notificada com mais 30 novos casos da Covid-19, o maior pico diário registado até aqui. Filipe Nyusi disse que as autoridades de Saúde já haviam o alertado que devido à negligência dos cidadãos nos últimos dias, no intervalo entre o fim do primeiro Estado de Emergência e a declaração do segundo, os casos haveriam de crescer exponencialmente.

Na reunião Filipe Nyusi procurou saber sobre a segurança alimentar na província onde foi anunciado que pouco mais de 39 mil pessoas poderão enfrentar fome nos distritos de Chicualacuala, Guijá, Chibuto, Mapai e Mabalane, no entanto, já foi mobilizado apoio do Programa Mundial da Alimentação para assistência alimentar.

A Direcção Provincial do Desenvolvimento do Território e Ambiente disse igualmente que estão a recrudescer casos de caça furtiva no Parque Nacional do Limpopo, bem como o caso do conflito Homem-Fauna Bravia devido ao crescimento da população dos animais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos