O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi inaugura primeiro banco no distrito de Funhalouro

Todos os distritos do país terão até ao fim deste ano pelo menos uma agência bancária, assegura, o Presidente da República.

Há quatro anos, o Governo lançou o projecto "Um Distrito, Um Banco", com o objectivo de acelerar a bancarização no país. Ao longo dos anos, as metas definidas pelo Executivo têm vindo a ser alcançadas. Nesta sexta-feira, a missão foi cumprida, na província de Inhambane, com a inauguração do primeiro banco no distrito de Funhalouro, uma cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Na ocasião, o Chefe de Estado mostrou preocupação com o facto de, nas zonas rurais, um terço da população continuar a gastar três horas e por vezes um dia, para chegar a um banco. Face ao cenário, foi lançado em 2016, o projecto Um Distrito Um Banco que já tem resultados.

Com o investimento, o Governo prevê ter retornos financeiros a médio e longo prazo, resultantes da renda que os bancos deverão pagar, valor que será reinvestido. O PCE do BCI, banco que inaugurou agência, nesta sexta-feira, em Funhalouro, considera que o projecto é uma mais-valia para a banca nacional e para a economia.

Já os residentes de Funhalouro respiram de alívio, porque, com a nova agência, vão poupar esforços e reduzir despesas.

"Um distrito, Um Banco" é um projecto implementado pelo Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, dirigido por Celso Correia, presente em Funhalouro, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável.

Filipe Nyusi quer todos estejam alinhados para enfrentar processo eleitoral

Num ambiente de festa, milhares de membros da Frelimo, em Inhambane, receberam o presidente do partido na tarde desta sexta-feira para uma reunião breve de concertação. Com cânticos e dança, os órgãos sociais e as bases do partido manifestaram apoio incondicional à candidatura de Filipe Nyusi às eleições presidenciais de 15 de Outubro.

Filipe Nyusi orientou os membros do partido a estarem coesos e alinhados rumo ao pleito eleitoral. Nyusi considera ainda que a vitória é certa. A reunião do partido, na província de Inhambane, acontece poucos dias após a realização do Comité Central da Frelimo, na cidade da Matola, que teve como a palavra de ordem a coesão interna.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos