O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi exige melhoria no desempenho dos administradores distritais

Foto: GPR

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse aos administradores distritais, que devem fazer o melhor de si para responder às preocupações da população.

Falando no encerramento da VIII Reunião Nacional dos Administradores Distritais, realizada em Moatize, província de Tete, sob o lema “Por uma Governação Inclusiva e Transparente, em Prol do Desenvolvimento Local”, e que abrangeu todos os administradores distritais do país, quadros do Ministério da Administração Estatal e Função Pública, entre outros actores sociais, com o objectivo de partilhar experiências, o Chefe de Estado exigiu mais trabalho e respeito à população.

“Governar não é apenas preocupar-se em fazer carreira na Administração Pública, mas é, sobretudo, dedicar-se à resolução dos problemas das populações. O vosso clube é o povo, por isso, se não resolverem os problemas do povo, as vossas acções podem ser consideradas inadequadas”, disse o Presidente da República.

Filipe Nyusi acrescentou, ainda, que o administrador não deve ser inimigo do povo, mas um inspirador e exigiu, igualmente dos dirigentes, princípios democráticos, integridade e humildade na tomada de decisões para evitar conflitos com a população. No seu entender, os administradores distritais devem desenvolver capacidade para manusear novas tecnologias.

O Chefe de Estado disse, ainda, que o bom administrador deve conhecer as principais características do espaço da sua jurisdição, dominar as vontades da população, capacidade de saber ouvir (como uma qualidade imprescindível para governar com base na vontade dos cidadãos) e dar de si para o benefício da mesma.

Para Nyusi, os administradores devem ter coragem para tomar decisões, basear as suas acções em programas de governação, como também trabalharem com foco em soluções. O Chefe do Estado disse, também, que ser administrador não é refúgio para incompetência, nem por questões políticas, pois este é um “cargo de grande importância e responsabilidade, que lida directamente com a população e é para estes que o administrador se deve orientar e trabalhar”.

Por sua vez, os administradores distritais prometeram colocar em prática e com muita responsabilidade as orientações deixadas pelo Presidente da República. A reunião dos administradores distritais teve a duração de dois dias.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos