O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi endereça condolências ao homólogo do Zimbabwe pela morte de governante

O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências ao seu homólogo da República do Zimbabwe, pela morte do Tenente-General, Sibusiso Moyo, ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional.

“Fiquei profundamente chocado e triste com a notícia do falecimento, na manhã de 20 de Janeiro de 2021, vítima de doença, do Tenente-General (na reserva), Dr. Sibusiso Moyo, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da República do Zimbabwe”, disse o Presidente da República, de acordo com uma nota enviada ao “O País”.

De acordo com a mensagem, a morte prematura do ministro Moyo é um golpe duro e uma perda irreparável, não só para o povo e Governo da República do Zimbabwe, mas também para a República de Moçambique e toda a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

“O Dr. Moyo, um distinto patriota com uma carreira militar brilhante, logo provaria as suas excelentes habilidades diplomáticas ao cumprir funções como Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional, fazendo mais amigos em conformidade com a política externa da República do Zimbábue”, escreve o Chefe do Estado.

Segundo a mensagem, estas aptidões foram demonstradas, tanto na interacção bilateral como na SADC, onde presidiu o Comité Ministerial do Órgão da SADC para a Cooperação nas áreas da Política, Defesa e Segurança, bem assim na União Africana e nas Nações Unidas, onde enquanto defendia a criação de consenso, defendeu os interesses soberanos do seu querido País.

“Ao consternarmos pela morte deste combatente pela liberdade e progresso do Zimbabwe, em nome do Povo e do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, gostaria de transmitir as nossas sentidas condolências a Si, Excelência e Caro Irmão, ao povo e ao Governo do Zimbabwe e, por seu intermédio, à família enlutada”, afirma Filipe Nyusi.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos