O País – A verdade como notícia

“Filipe Nyusi e Daviz Simango tiveram visão de Estado”

Os comentadores do programa “Pontos de Vista” da STV dizem que o Presidente da República, Filipe Nyusi pensou nos interesses do Estado ao convidar o edil da cidade da Beira, Daviz Simango, para fazer parte da sua comitiva na viagem à Holanda.

Ericino de Salema considerou que o Chefe de Estado não agiu como presidente de um partido político, mas sim como Presidente da República de Moçambique e soube muito bem separar os dois poderes.

“O Presidente da República convidou Daviz Simango enquanto edil da cidade da Beira e não presidente do MDM. Filipe Nyusi tomou uma postura de Chefe de Estado ao convidar Daviz Simango. E o edil da Beira assumiu uma postura de Estado ao aceitar o convite. Penso que os interesses do Estado devem estar acima dos pessoais e partidários”, explicou Salema.

Por sua vez, Tomás Vieira Mário disse este é um claro exemplo de inclusão no processo governativo. “Os dois engenheiros, Filipe Nyusi e Daviz Simango foram para a Holanda não como presidentes dos seus partidos, mas como entidades do Estado. Na pedagogia de Estado, é muito importante saber separar o partido do Estado. A inclusão está aqui bem visível e impactante”, disse o comentador.

Os dois comentadores afirmaram que este é um exemplo que deve ser seguido por todos, colocar as diferenças de lado e buscar o interesse da colectividade. E aconselharam aos demais partidos políticos a aceitarem os convites que lhes são formulados e encorajaram o chefe de Estado a continuar com a visão inclusiva na sua governação.

Filipe Nyusi viajou à Holanda para buscar parceiras nas áreas de exploração mineira, transportes e banca. A viagem surge à convite do rei Willem Alexander. Fizeram parte da comitiva presidencial os ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Transportes e Comunicações, Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, vice-Ministro da Indústria e Comércio, a Primeira-Dama e uma delegação de empresários.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos