O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi celebra hoje mais um ano de vida

O Presidente da República celebra, hoje, o seu 63º aniversário. Filipe Nyusi nasceu a 9 de Fevereiro de 1959, em Namau, distrito de Mueda, província de Cabo Delgado; é casado com Isaura Ferrão Nyusi, com quem tem quatro filhos.

O Chefe de Estado é filho de Jacinto Nyusi Chimela e Angelina Daima, camponeses, já falecidos. De 1976 a 1980, frequentou a Escola Secundária da FRELIMO, em Mariri, província de Cabo Delgado, onde concluiu o primeiro ciclo do ensino secundário.

Em 1973, Filipe Nyusi, com 14 anos de idade, ingressou nas fileiras da FRELIMO, tendo feito a sua preparação político-militar no Centro de Nachingwea, na Tanzânia.

Em 1982, concluiu o segundo ciclo, na Escola Secundária Samora Machel, na cidade da Beira, província de Sofala. Já em 1990, frequentou o curso de Engenharia Mecânica, pela Academia Militar – VAAZ de Brno – na República Checa, onde lhe foi conferido o título de Mestre em Engenharia e galardoado com menção honrosa.

Em 1999, fez a Pós-Graduação em Gestão Sénior pela Universidade Vitoria, em Manchester, no Reino Unido.

Segundo consta do site da Presidência da República, em 1992, Filipe Nyusi iniciou a sua carreira profissional na Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique em Nampula, onde desempenhou a função de operário e assistente do chefe de Serviço de Oficinas Gerais até 1993.

De 1995 a 2005, Filipe Nyusi foi presidente do Clube Ferroviário de Nampula, tendo-o levado, em 2004, à conquista do título de campeão nacional, indica o site da Presidência.

Em 1933, assumiu o cargo de director ferroviário até 1995. E, de 1995 a 2007, exerceu a função de director-executivo dos CFM-Norte.

Em 2008, Filipe Nyusi é nomeado ministro da Defesa Nacional. Em 2014, é eleito Presidente da República e, neste momento, cumpre o segundo mandato.

Filipe Nyusi é membro da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), do Comité Nacional e do Comité Central, eleito pelo 10º Congresso, em 2012.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos